Ponte dos Ingleses: Governo diz que Prefeitura não cumpriu acordo e que obra pode desabar
A gestão de Elmano de Freitas rebate as declarações feitas mais cedo pelo prefeito da Fortaleza, José Sarto, durante visita às obras da Praia de IracemaO Governo do Estado do Ceará rebateu o prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), em relação à reforma da Ponte dos Ingleses, assumida pela gestão municipal para que a obra "não vire um Acquário". Em nota, a Superintendência de Obras Públicas (SOP) explica que a administração municipal “não cumpriu o acordo” para a reconstrução da Ponte dos Ingleses, localizada na Praia de Iracema, com risco até de "desabamento" da estrutura.
“Pelo acordo, a PMF faria toda a reparação estrutural da Ponte dos Ingleses, incluindo o projeto de estruturação do piso”. Segundo a SOP, o Governo do Estado, na sequência, faria a urbanização do equipamento. "Um estudo de viabilidade foi realizado por engenheiros da SOP e do Corpo de Bombeiros no equipamento após a conclusão da parte realizada pelo município, pois essa não incluiu uma série de intervenções acordadas anteriormente e previstas em projeto”, consta no documento publicado na tarde desta quarta-feira.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
"O relatório atestou riscos para o equipamento, inclusive de desabamento, caso houvesse o andamento da obra de urbanização, já estava devidamente licitada pelo Estado", acrescenta o órgão.
O anúncio se contrapõe às declarações proferidas mais cedo pelo prefeito da cidade, José Sarto, durante visita às obras da Praia de Iracema. Na ocasião, Sarto afirmou que assumiria a requalificação do espaço e teceu críticas indiretas a Cid Gomes, declarando que a Ponte dos Ingleses não poderia virar “mais um Acquário”, obra iniciada em 2012 e paralisada há mais de oito anos.
“Não posso deixar que o ícone, uma memória, uma história da cidade de Fortaleza, que é a Ponte dos Ingleses, fique dentro do contexto de uma nova Praia de Iracema completamente esquecida. Sendo assim, resolvi que vamos assumir a requalificação, que vai se harmonizar com toda a nova Praia de Iracema e a Beira-Mar de Todos. Não posso deixar que a Ponte dos Ingleses vire mais um Acquario”, disse o prefeito.
O gestor relatou ainda que foi comunicado “que o Estado não iria fazer a obra”, nesta terça-feira, 25. No entendimento dele, a Prefeitura tem insumos para realizar a reforma.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente