Líder de Lula manifesta solidariedade a Yury do Paredão, ameaçado de expulsão por 'fazer o L'
O líder do governo na Câmara disse que prestará solidariedade a Yury para que ele possa garantir seu mandato como deputado federal
11:36 | Jul. 20, 2023
O deputado federal José Guimarães (PT), líder do governo Lula (PT) na Câmara dos Deputados, manifestou solidariedade ao também deputado federal cearense Yury do Paredão, alvo de processo de expulsão do PL por "fazer o L" em sinalização da apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Yury tem votado com o governo em várias medidas. O PL é o partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, maior opositor da gestão petista.
Leia mais
“Nós daremos toda a solidariedade para ele escolher um caminho que possa garantir a permanência dele como deputado federal”, afirmou o líder do governo na Câmara em entrevista ao O POVO News, na noite dessa quarta-feira, 20.
Yury do Paredão responde no PL a acusação de infidelidade partidária após fazer o “L” em foto ao lado de dois ministros do presidente Lula.
Guimarães também disse que o governo está disposto a ajudar os cerca de 25 parlamentares do PL que votam junto com o governo no Congresso Nacional. “Nós os ajudaremos naquilo que for do pleito deles. Você pode ter várias formas de ajudá-los. Pode ajudar na participação do governo se eles desejarem, com emendas impositivas”, declarou.
Leia mais
Ele afirmou que tudo será feito com transparência, sem esconder nada. O líder do governo na Câmara cita que com o fim do orçamento secreto “tá tudo dentro do espectro da lei orçamentária anual, nas rubricas, nos programas dos ministérios”.
O deputado ainda disse que, apesar de o PL ser partido de oposição, ele tem diálogo “muito forte e transparente” com o deputado Altineu Côrtes (PL), líder da sigla.
"É um líder que eu respeito muito pela sua postura de não intransigência e diálogo. É assim que funciona um parlamento. Nem tudo é do mesmo jeito, depende das articulações e daquilo que a gente faz lá no dia a dia”, afirmou.
Após se tornar alvo do processo de expulsão, Yury fez postagens nas redes sociais com elogios a ações do governo Lula.