Lula diz que rejeição da política faz nascer 'titica' como Bolsonaro
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira, 4, que a sociedade é muitas vezes induzida a não gostar de política e que isso faz nascer "titica" como o ex-presidente Jair Bolsonaro. "Quando a gente não gosta de política, nasce uma titica como Bolsonaro", afirmou o petista durante cerimônia de retomada das obras da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), localizada dentro de Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu (PR).
A declaração animou a militância presente no evento, que levantou gritos de "inelegível" em tom de comemoração à decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), da semana passada. "Vocês não precisam gostar do político, mas precisam gostar de política", afirmou Lula.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Diante da paralisação das obras da universidade, Lula fez nova menção indireta a Bolsonaro: "como um País pode deixar obras paralisadas porque o presidente não gostou? Aquela obra não é para ele, é para o povo".
Elogio a Cuba
Para o presidente, Cuba é um exemplo de internacionalização da educação. Lula lembrou quando recebeu uma carta do presidente de Cuba Fidel Castro em que ele comunicava o oferecimento de vagas a alunos filiados a alguns partidos políticos para estudarem Medicina.
"Cuba sofre um bloqueio econômico desde 1961. Olha, se um país que está impedido de crescer, não recebe recursos porque há um bloqueio americano a Cuba, consegue fazer uma universidade e oferecer vagas para estudantes pobres de todos os países da América Latina e africanos, por que nós não podemos fazer isso?", declarou Lula.
Na cerimônia, o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, anunciou um investimento de R$ 600 milhões provenientes dos caixas da estatal para a retomada das obras do câmpus da Unila. O prazo para a conclusão dos trabalhos é de três anos.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente