O que acontece com Bolsonaro ao ser tornado inelegível pelo TSE
Veja a punição imposta ao presidente, quando ele fica impedido de concorrer e quando poderá voltar a ser candidato
11:30 | Jun. 30, 2023
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi tornado inelegível, em julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Nesta sexta-feira, 30, o julgamento terminou com placar de 5 a 2 pela condenação por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. A maioria foi formada com o voto da ministra Cármen Lúcia.
O que pode acontecer com Bolsonaro
Com Bolsonaro declarado inelegível pelo TSE, ele fica impedido de participar das eleições de 2024, 2026 e 2028, mas ainda terá chance de participar do pleito de 2030, segundo especialistas em direito eleitoral. Isso porque o prazo da inelegibilidade tende a ser contado a partir da última eleição disputada, ou seja, 2 de outubro de 2022. Como o primeiro turno da eleição de 2030 está previsto para 6 de outubro, Bolsonaro já teria cumprido a punição.
Leia mais
O ex-presidente, no entanto, ainda estaria inelegível no momento de registro da candidatura e precisaria brigar judicialmente para concorrer. Mas, se o TSE entender que a contagem do prazo de inelegibilidade não é por dias corridos, e sim por ciclos eleitorais, o ex-presidente estará fora de disputa de 2030. Daqui a sete anos, Bolsonaro terá 75 anos de idade.
Assista ao julgamento ao vivo:
Leia mais
-
Lula sobre ditadura na Venezuela: "Conceito de democracia é relativo"
-
PF pediu fechamento da Esplanada em 8/1 por risco de golpe, mas governo do DF se recusou
-
Soraya Thronicke solicita o afastamento de André Fernandes da CPMI do 8/1
-
Taxa do Lixo: suspensão é revogada e Prefeitura pode voltar a cobrar
-
Vereadora Priscila Costa assumirá mandato como deputada federal nesta sexta, 30