Deputado que apareceu em sessão deitado e sem camisa alega crise de coluna e se desculpa

Em nota, João Jaime afirmou que problema de saúde o impede de ficar sentado ou em pé. Disse ainda que, por um descuido, acabou aparecendo "indevidamente" durante votação da Assembleia

13:45 | Jun. 15, 2023

Por: Ítalo Coriolano
Deputado estadual João Jaime (Progressistas) votou veto do governador Elmano de Freitas sem camisa (foto: Reprodução/Assembleia Legislativa do Ceará)

O deputado estadual João Jaime (PP) pediu desculpas por aparecer deitado e sem camisa durante sessão da Assembleia Legislativa do Ceará. Em nota ao O POVO, o parlamentar alegou que uma crise de coluna o impede de ficar sentado ou em pé. Afirmou ainda que, por um descuido, acabou aparecendo "indevidamente" no vídeo, tendo em vista que participava da votação de maneira remota.

"O deputado João Jaime se reporta a este veículo, aos leitores do jornal e à população, respeitosamente, para justificar o motivo de estar assim e desculpar-se pelo ocorrido", destaca a mensagem.

Veja o vídeo:

O deputado João Jaime participou da sessão da Alece desta quarta, 14, sem camisa e deitado. De forma remota, votou ‘sim’ ao veto parcial do governador Elmano a projeto que altera regras para placas contra homofobia. Assessoria do parlamentar diz que ele está com crise de coluna. pic.twitter.com/XL6R7t45vx

— Jogo Político (@jogopolitico) June 15, 2023

Entenda a polêmica

Na ocasião do momento polêmico, estava sendo apreciado o veto parcial do governador Elmano de Freitas (PT) a um projeto de lei (64/2023) de autoria de Júlio César Filho (PT), que dispõe sobre alteração da lei número 17.480, de 17 de maio de 2021, esta criada pelo próprio Elmano.

O deputado estadual Osmar Baquit (PDT), presidindo a sessão no momento, cobrou a exibição da imagem do parlamentar: "Deputado João Jaime, por favor, talvez não queira mostrar a beleza, mas mostre aí por favor. No voto, o combinado é que tem que ter agora, tem que aparecer". Dirigindo-se também à deputada Juliana Lucena (PT), Baquit insistiu: "Só pedir à deputada Juliana Lucena e ao deputado João Jaime que, para os dois votos de vocês serem registrados, nós precisamos aqui que vocês entrem na plataforma não só com a presença, mas também com o vídeo".

Em seguida, João Jaime surge no vídeo sem a camisa e recostado. "Deputado João Jaime apareceu. Pode sair, deputado, vossa excelência está 'muito bem'. (...) Pode tirar o deputado João Jaime, por favor, ele já votou", avisou sobre a imagem do parlamentar exibida de forma remota.

A votação era sobre o veto do governador ao artigo 3º do projeto de lei 64/2023, que previa punição a estabelecimentos que não exibissem placas contra LGBTfobia. O trecho vetado dizia: "a não observância desta Lei implicará sanção nos termos da legislação aplicável". O governador considerou que o dispositivo não era claro quanto à punição a ser aplicada e geraria insegurança jurídica aos estabelecimentos e dificuldades à fiscalização para aplicar a lei.

Lei nota na íntegra:

O deputado João Jaime (PP) se ausenta da Casa Legislativa por toda essa semana devido a uma crise de coluna – pinçamento de vértebra.

Compromissado com as sessões plenárias, ainda que a base de remédios, acompanha as sessões remotamente com o cuidado de permanecer sem imagem, tendo em vista a impossibilidade de ficar em pé ou sentado. Nesta quarta-feira (14), por um descuido, ao entrar na sessão para registrar seu voto, apareceu indevidamente.

O deputado João Jaime se reporta a este veículo, aos leitores do jornal e à população, respeitosamente, para justificar o motivo de estar assim e desculpar-se pelo ocorrido.

Gab. Deputado João Jaime

Assessoria de Comunicação