Lula diz que Camilo "tem que fazer mais" que Haddad e cita Ceará como exemplo na educação
Declaração foi dada durante lançamento do Compromisso Nacional Criança AlfabetizadaO presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, no lançamento do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, que o ministro da Educação Camilo Santana (PT) tem grande responsabilidade "nas costas" com a educação brasileira. A fala foi reproduzida no Twitter.
Mais informações ao vivo:
É + que streaming. É arte, cultura e história.
"Eu digo sempre que o Fernando Haddad foi o melhor ministro da Educação que tivemos. E o Camilo tem que fazer mais. Ele vem do estado que tem o melhor desempenho educacional do país. E que bom que ele traz para o governo federal essa experiência", afirmou o presidente sobre ministro cearense.
O @CamiloSantanaCE tem uma responsabilidade muito grande nas costas. Eu digo sempre que o @Haddad_Fernando foi o melhor ministro da Educação que tivemos. E o Camilo tem que fazer mais. Ele vem do estado que tem o melhor desempenho educacional do país. E que bom que ele traz para…
— Lula (@LulaOficial) June 12, 2023
Camilo foi escolhido ministro da Educação em razão dos bons índices nacionais do Ceará na Educação. O Índice de Desenvolvimento Básico do Ensino (Ideb) deu a dez escolas públicas do Ceará a condição de melhores do País, no final de 2022.
É a principal vitrine política do Estado, também plataforma política para as campanhas nacionais do ex-aliado de Camilo e Lula, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT).
A fama do Ceará também alavancou, no passado recente, um aliado de Camilo ao mesmo posto: Cid Gomes, atualmente senador, foi ministro da Educação. Ele ficou no cargo de 02/01/2015 a 19/03/2015 após brigar com o então presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (MDB), por afirmar que a Casa tinha "300 a 400 que achacam".
Ele se referia a partidos e deputados que, estando no então governo Dilma Rousseff (PT) e com possibilidade de indicar aliados para cargos, não votavam de modo favorável em matérias de interesse daquela da administração.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente