Pedetista diz que partido precisa rever indicação de Sarto como candidato em 2024
Atual prefeito de Fortaleza, José Sarto conta com a maioria do apoio do diretório municipal do PDT, mas é alvo de críticas da ala estadual
14:17 | Jun. 11, 2023
A deputada federal em exercício, Ana Paula (PDT), avaliou os resultados da pesquisa Datafolha, divulgada com exclusividade pelo O POVO, sobre a gestão do prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT). Diante de resultados, ela acredita que o partido deva fazer “mea culpa” e reavaliar a indicação de Sarto a uma disputa pela reeleição em 2024.
Sarto teve 39% de ruim/péssimo, 42% de regular e 16% de ótimo/bom, cenário que Ana Paula avalia que o pedetista não conseguirá reverter.
Ela menciona problemas na articulação política e na interlocução da gestão com os vereadores na Câmara Municipal (CMFor). Ana Paula atua como vereadora, mas assumiu o cargo de deputada com a licença de Eduardo Bismarck (PDT).
A avaliação na pesquisa, segundo ela, reflete o “sentimento popular” e que o PDT tem chances de perder “uma grande capital”, caso Sarto seja lançado como candidato.
“PDT precisa reavaliar a candidatura para a Prefeitura de Fortaleza em 2024, porque se continuar assim eu temo que o PDT possa ter a perda de uma prefeitura. Não é importante para o partido perder uma prefeitura como Capital, principalmente Fortaleza que é uma grande capital”, afirmou na última sexta-feira, 10, no programa O POVO News.
Leia mais
-
Datafolha: base elogia avaliação de Elmano; oposição questiona desempenho "regular"
-
Datafolha: 75% acreditam que Fortaleza não ficará mais limpa com a Taxa do Lixo
-
Sarto minimiza resultado da pesquisa Datafolha: "Eu tô preocupado em fazer gestão"
-
Pesquisa Datafolha: como a população de Fortaleza avalia a gestão do prefeito Sarto
A parlamentar endurece as críticas e afirmou que Sarto “demorou muito a sair do gabinete para começar a gerir a Cidade” e que ficou na “sombra” dos projetos deixados por Roberto Cláudio (PDT), ex-prefeito e principal fiador da gestão de Sarto.
“Ele ficou na expectativa da finalização de ações em curso da gestão anterior e esqueceu de mostrar para a Cidade quem era ele de fato. Ele ficou na sombra da gestão do ex-prefeito Roberto Cláudio e esqueceu de consolidar seu nome como gestor da cidade”, diz.
E segue: “O PDT precisa fazer mea culpa, reorganizar, e compreender que esses dados dessas pesquisas podem se refletir lá nas urnas, se por acaso houver uma insistência para que o prefeito Sarto seja reconduzido ao cargo para disputar a eleição”.
A possível indicação de Sarto pode forçar sua desfiliação. Ela integra o grupo pedetista que acredita na retomada da aliança com PT e defende uma possível articulação ao redor do nome do deputado estadual Evandro Leitão como o candidato.
A ala tem sido liderada pelo senador Cid Gomes (PDT), defendido por filiados como presidente da legenda. “Vou esperar a condução das nossas lideranças, do senador Cid Gomes para que a gente possa de fato decidir. Eu não tenho condições de ficar em um partido e pedir voto para alguém que massacrou os trabalhadores do meu município”, finaliza a deputada em exercício.