PF encontra plano golspista em celular de Mauro Cid, braço-direito de Bolsonaro

Além da minuta do golpe, Cid e Reis dialogavam estratégias de como convencer autoridades do Exército a colaborarem com a GLO

A Polícia Federal (PF) encontrou novas mensagens no celular do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL). Segundo a PF, o conteúdo investigado revela uma minuta golpista e um esboço para pôr em prática um eventual golpe de Estado.

No telefone de Cid, foi identificada uma minuta para a declaração de GLO (Garantia da Lei e da Ordem) que autoriza que o presidente da República convoque as Forças Armadas em ocasiões de perturbação da ordem.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

A investigação não encontrou provas de que o conteúdo foi encaminhado a Bolsonaro por meio do aparelho celular, conforme a GloboNews. O material estava inserido em mensagens trocadas entre Cid e o sargento Luis Marcos dos Reis, detido na Operação Venire, que investiga fraudes nos cartões de vacinação de Bolsonaro e de sua filha.

Além da minuta do golpe, Cid e Reis dialogavam estratégias de como convencer autoridades do Exército a colaborarem com a GLO.

Nesta terça-feira, 6, Mauro Cid esteve na sede da PF em Brasília para depor sobre o material encontrado pela PF no seu celular, contudo, o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro se recusou a falar.

No despacho que autorizava a oitiva, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, relata que Cid “reuniu documentos com o objetivo de obter suporte jurídico e legal para a execução de um golpe de Estado”.

A PF apura ainda se aliados de Bolsonaro tinham objetivo de alterar um decreto de Garantia de Lei e da Ordem e, depois, a minuta golpista encontrada na residência do ex-ministro da Justiça, Anderson Torres.

Interlocutores do tenente-coronel, que foram identificados na perícia do celular, foram inseridos na investigação da PF, contudo, alguns nomes ainda não foram divulgados, uma vez que ocuparam cargos de destaque no governo passado.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

bolsonaro pf mauro cid minuta golpista celular operação venire

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar