Lula convoca Marina Silva e Sônia Guajajara após Centrão desidratar suas pastas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou para sexta-feira, 26, uma reunião com as ministras do Meio Ambiente, Marina Silva, e dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara. Dentre as pautas, está o debate sobre a Medida Provisória (MP) da reestruturação dos Ministérios. A informação foi confirmada pela Secretaria de Comunicação Social (Secom).

Na quarta-feira, 24, a comissão mista aprovou a proposta do relator, Isnaldo Bulhões (MDB-AL), sobre a MP que reorganiza a Esplanada. Foram 15 votos a favor e 3 contra. Após a aprovação, o próximo passo é que a medida possa ser analisada pelo plenário da Câmara.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Na medida, foi aprovado um esvaziamento do Ministério do Meio Ambiente, comandado por Marina. Outro ministério que perdeu poder com as mudanças feitas foi o dos Povos Indígenas. A demarcação de terras sai da pasta e volta para o Ministério da Justiça.

O encontro deve ocorrer na manhã desta sexta-feira, 26, ainda sem horário definido, no Palácio do Planalto. De acordo com as informações, a agenda deve contar com Lula, Marina, Guajajara e os ministros palacianos - Paulo Pimenta (Secom), Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Rui Costa (Casa Civil), Márcio Macedo (Secretaria-Geral) e general Marcos Antonio Amaro (GSI).

Nesta quinta, Marina reagiu à aprovação da MP. Durante discurso na cerimônia de posse do presidente do ICMBio, Mauro Pires, a ministra falou em "resistir" à situação e comparou o cenário atual ao de um violinista que permanece tocando em um concerto após as cordas de seu instrumento estourarem e, mesmo assim, encanta a plateia.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

REESTRUTURAÇÃO/ESPLANADA/LULA/MARINA/GUAJAJARA/CONVOCAÇÃO

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar