Líder de Lula, Randolfe deixa Rede rompido com Marina Silva
Senador e ministra não se falam há alguns meses
11:45 | Mai. 18, 2023
Líder do governo Lula no Congresso Nacional, o senador Randolfe Rodrigues publicou no Twitter nota de desfiliação da Rede Sustentabilidade. A saída dele do partido ocorre em meio ao aprofundamento de divergências entre ele e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. O Ibama negou, com o apoio da pasta de Marina, licença para a Petrobras perfurar a foz do rio Amazonas, projeto que interessava a Randolfe.
Leia mais
"A decisão do Ibama contrária à pesquisa na costa do Amapá não ouviu o governo local e nenhum cidadão do meu estado. O povo amapaense quer ter o direito de ser escutado sobre a possível existência e eventual destino de nossas riquezas", ele publicou na madrugada desta quinta-feira, 18.
Conforme Randolfe, a perfuração estaria em sintonia com conceitos de desenvolvimento sustentável e respeito ao meio ambiente. No anúncio da saída, o congressista não fez qualquer menção a Marina, direcionando homenagem somente a Heloísa Helena. Helena foi reconduzida à presidência do partido em abril com o apoio dele, derrotando o grupo de Marina no partido.
"Agradeço o companheirismo e o convívio deste período, em especial levo para toda a vida exemplos de lealdade ao povo, como o da companheira Heloísa Helena, que ontem, hoje e sempre me inspirará. Minhas palavras trazem, sobretudo, gratidão. Tenho a certeza de que continuaremos juntos, nas lutas por democracia, justiça e na construção de uma sociedade livre da fome e da opressão", diz o comunicado.
Leia a nota de Randolfe na íntegra
“Companheiros e companheiras da REDE SUSTENTABILIDADE:
Nos últimos anos, o povo brasileiro enfrentou a sua quadra mais dramática. A Democracia, há muito conquistada, esteve sob real ameaça.
Neste período, nas ruas, nas instituições e em especial no Parlamento, o nosso partido esteve ao lado dos brasileiros lutando contra o fascismo, e cumpriu um papel histórico com amor, coragem e dedicação. Me honrará para sempre ter sido parte desta jornada épica.
Agradeço o companheirismo e o convívio deste período, em especial levo para toda a vida exemplos de lealdade ao povo, como o da companheira Heloísa Helena, que ontem, hoje e sempre me inspirará.
Minhas palavras trazem, sobretudo, gratidão. Tenho a certeza de que continuaremos juntos, nas lutas por democracia, justiça e na construção de uma sociedade livre da fome e da opressão.
Dito isso peço, em caráter irrevogável, a minha desfiliação da REDE SUSTENTABILIDADE.
Brasilia-DF, 18 de Maio de 2023.
RANDOLFE RODRIGUES.”
Leia mais
Fachin pede 33 anos de prisão para Collor em regime fechado
Sergio Moro é alvo de ação e também pode ter mandato de senador cassado
Sarto sobre sugestão de Cid para se desculpar com Camilo: 'Opinião cada um tem direito de tê-la'
Perfil oficial do governo Lula satiriza cassação de Dallagnol com 'PowerPoint'