Cearense Eduardo Girão é indicado para CPMI dos atos golpistas
Eduardo Girão (Novo) e Magno Malta (PL-ES) foram indicados para representar bloco Vanguarda, composto pelos dois partidosO senador cearense Eduardo Girão (Novo) foi indicado para participar da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Atos golpistas pelo bloco Vanguarda, composto pelos partidos PL e Partido Novo. Girão foi um dos escolhidos para representar o bloco pelo senador Wellington Fagundes (PL-MT), líder do grupo.
Além de Girão, outros nomes do bloco foram anunciados: Magno Malta (PL-ES) também foi indicado para ser a representação do bloco. Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e Jorge Seif (PL-SC) foram indicados para a suplência.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Mais cedo, o deputado federal cearense André Fernandes também foi um dos indicados do Partido Liberal (PL) para integrar a CPMI dos atos golpistas de 8 de janeiro. Além dele, o partido indicou Eduardo Bolsonaro (SP) e o Delegado Alexandre Ramagem (RJ) como titulares do colegiado. Os suplentes são Nikolas Ferreira (MG), Marco Feliciano (SP) e Filipe Barros (PR).
O colegiado terá 32 integrantes, sendo 16 deputados e 16 senadores. O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avalia ter cerca de 21 aliados, além de ter a presidência e a relatoria.
A distribuição é consequência do critério de proporcionalidade. A oposição deve ocupar menos assentos do que previra inicialmente na CPMI dos atos golpistas, instalada no Congresso para apurar os ataques de 8 de janeiro contra as sedes dos Três Poderes, em Brasília.
Líder do governo no Senado, Randolfe Rodrigues (Rede-AP) realizou manobra horas antes do presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), ler no plenário o requerimento de instalação da CPMI. Assim, as vagas da oposição diminuíram.
Nenhum prazo foi estipulado para as lideranças dos partidos enviarem suas indicações, porém, o próprio presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco, é quem definirá os nomes caso não sejam apresentados até o início dos trabalhos da Comissão.