Em 4 meses, Elmano somou 30 dias com agendas fora do Ceará
Com pouco mais de quatro meses a frente do Estado, o governador tem feito viagens para reuniões, audiências e solenidadesNos quatro primeiros meses de mandato como governador, Elmano de Freitas (PT) teve um mês de compromissos fora do Ceará. Foram 30 dias com agendas de viagens interestaduais ou internacionais.
O destino mais frequente foi Brasília. Entre solenidades, audiências e reuniões com ministros como Flávio Dino da Justiça e Segurança, Nísia Trindade da Saúde e Renan Filho dos Transportes, Elmano marcou presença 21 vezes na capital federal. Além disso, o governador se encontrou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em algumas oportunidades.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Por duas vezes ele esteve em João Pessoa, na Paraíba, em encontro de governadores do Consórcio Nordeste. Elmano ainda foi duas vezes ao Rio de Janeiro, uma para Pernambuco e fez parte da comitiva de Lula em viagem internacional que durou cinco dias à China.
O chefe do executivo do Ceará esteve algumas vezes com o aliado Camilo Santana, ministro da Educação, tanto em audiências como solenidades, como na posse de Camilo no Senado.
A aproximação entre Palácio da Abolição e o Palácio do Planalto está relacionada ao fato de governador e presidente serem do mesmo partido, algo que não acontecia desde 2002. A última vez foi quando o Ceará era governado por Tasso Jereissati, e depois Beni Veras) e à frente do executivo brasileiro estava Fernando Henrique Cardoso, todos eles do PSDB.
Falta de alinhamento com a Capital
Em contrapartida, enquanto Elmano tem marcado presença fora do Estado para estreitar laços, ele ainda não teve reunião com o prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT). Ambos têm trocado críticas públicas uns contra os outros, e o governador declarou que não recebeu um pedido oficial para encontro, mas foi rebatido pela Prefeitura que alega ter enviado ao Governo do Ceará, desde o fim do ano passado, pedidos de reuniões entre Sarto e Elmano.
A Prefeitura de Fortaleza afirmou que os pedidos foram feitos de forma verbal, pessoal e por telefone. O Governo afirmou, por meio de nota, que Elmano havia iniciado reuniões com deputados e deputadas estaduais que levaram demandas de seus respectivos municípios. Ainda finalizou dizendo que o encontro entre governador e prefeito deve ser realizado em um “próximo momento”.