Elmano comanda evento com Evandro e Luizianne e diz que ex-prefeita "há de voltar"
Um dia antes, Elmano disse que já convidou para se filiar ao PT o presidente da Assembleia, Evandro Leitão, cotado para concorrer a prefeito em 2024
11:03 | Mai. 06, 2023
O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT) comandou na manhã deste sábado evento no qual estavam presentes dois pré-candidatos a prefeito de Fortaleza. Ele saudou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Evandro Leitão (PDT), mas guardou as palavras mais efusivas para a antiga aliada, deputada federal Luizianne Lins (PT).
Leia mais
Um dia depois de dizer que já fez convite para Evandro se filiar ao PT, Elmano lembrou o período de Luizianne como prefeita de Fortaleza, destacou que foi secretário e disse que ela "há de voltar".
Ao anunciar as autoridades presentes, o governador deu particular ênfase à petista. "Minha querida deputada e ex-prefeita dessa cidade, do povo mais humilde dessa terra, nossa querida deputada e ex-prefeita Luizianne de Oliveira Lins, a quem tive muito orgulho de seguir como secretário e ela como prefeita".
Elmano elencou ações de Luizianne na Prefeitura, como o congelamento do preço das passagens de ônibus, e afirmou: "Mas há de voltar, para que a gente tenha melhores dias em Fortaleza". Outra presença saudada com destaque foi do prefeito de Caucaia, Vitor Valim (sem partido).
O discurso foi feito durante entrega de 2.085 títulos urbanos de regularização fundiária, na manhã deste sábado. Na ocasião, foram beneficiadas mais de 2 mil famílias de Fortaleza, Caucaia, Pacatuba e Maracanaú. Por meio do programa Papel da Casa, os títulos de propriedade são referentes a imóveis construídos em conjuntos habitacionais há mais de 30 anos.
Evandro disse nesta semana que está "à disposição" caso o grupo político o escolha para concorrer a prefeito de Fortaleza. Ele manifestou ainda incômodo no atual partido, o PDT, onde se sente preterido no debate interno. A legenda tem o atual prefeito da Capital, José Sarto, que manifestou intenção de ser candidato à reeleição, mas afirmou que "candidatura precoce" é coisa "de quem não tem muito serviço a fazer".
Evandro recebeu acenos para se filiar ao PT, mas mantém conversas com outros partidos. Um deles é o Podemos, para o qual migrou nesta semana o prefeito de Aracati, Bismarck Maia, que saiu do PDT.
O deputado estadual Júlio César Filho (PT) defendeu a candidatura de Evandro e disse que as negociações podem envolver a chapa para o Senado já em 2026.
Porém, o presidente do PT em Fortaleza, deputado em exercício Guilherme Sampaio, defende que o PT tem nomes fortes para a Prefeitura entre os que já são filiados, apesar de dizer que Evandro é bem-vindo.
Luizianne Lins é um desses nomes. Ela concorreu a prefeita nas duas últimas eleições municipais (2016 e 2020), depois de ter tido dois mandatos, entre 2005 e 2012. A deputada defendeu que o partido deve ter candidato.
Presenças de significado político
Também compareceu o vice-prefeito de Maracanaú, Neton Lacerda. Elmano o cumprimentou e mandou um abraço ao prefeito Roberto Pessoa (União Brasil), tradicionalmente adversário do grupo governista estadual, mas que vem em aproximação desde a eleição de Elmano.
Também estava presente e foi mencionado o prefeito em exercício de Pacatuba, Rafael Marques (MDB), no cargo desde que o prefeito Carlomano Marques (MDB), tio dele, foi afastado do cargo e preso. O prefeito foi hospitalizado e o prazo da prisão temporária já se encerrou, mas o afastamento determinado pela Justiça prossegue.
Também estavam presentes a senadora em exercício Augusta Brito (PT) e o deputado federal Luiz Gastão (PSD). Dos deputados estaduais, compareceram os petistas Jô Farias, Missias Dias e Nizo Costa, este último suplente em exercício, além de Firmo Camurça, do União Brasil.
Apesar de o evento ser em Fortaleza, não houve referência a representante da Prefeitura da Capital. Houve atritos entre o governador e o prefeito Sarto.
Colaborou Júlia Duarte