UFC define lista tríplice para reitor, com Custódio em 1º; escolha será de Lula
O professor já havia sido o mais votado na consulta à comunidade acadêmica realizada nesta semana, alcançando 83,11% dos votos válidosO professor Custódio Almeida, da chapa “UFC Viva e Democrática", foi o mais votado na eleição do Conselho Universitário (Consuni) que formulou uma lista tríplice para ocupar o cargo de reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC). O docente recebeu 29 votos, de 38 possíveis no conselho.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A eleição precisou ir para segunda votação devido a falta do número mínimo de três candidatos para iniciar a apuração em primeiro momento. Concorreu também o professor do Departamento de Cirurgia, Paulo Roberto (3 votos), e o professor do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental, Francisco de Assis de Souza Filho (2 votos). Foram três votos em branco e um nulo.
A lista agora será encaminhada ao Ministério da Educação (MEC) e ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que tem a prerrogativa de nomear o próximo reitor da UFC.
Lista Tríplice para reitor da UFC (Votos no Consuni)
- Custódio Almeida: 29
- Paulo Roberto leitão de Vasconcelos: 3
- Francisco de Assis de Souza filho: 2
- Brancos: 3
- Nulos: 1
Custódio Almeida já havia sido o mais votado na consulta à comunidade acadêmica realizada nesta semana, alcançando 83,11% dos votos válidos, com aplicação da média ponderada. O professor obteve 17.476 votos na consulta universitária que mediu a preferência de professores, servidores técnico-administrativos e alunos entre candidatos aos cargos de reitor e vice-reitor. A chapa tem como candidata a vice-reitora a professora Diana Azevedo, do Centro de Tecnologia (CT).
"Nesse momento estou super orgulhoso por estar representando essa vontade da UFC. A UFC Viva e democrática já está chegando, batendo nossa porta. Temos muito trabalho a fazer, mas os coletivos da universidade, assim como a caatinga, são fortes e resistentes e estão verdes outra vez e prontos para reconstruir a universidade", disse o professor em discurso após a votação do Consuni.
Professor Custódio Almeida discursa após vitória em votação do Conselho Universitário (Consuni), da Universidade Federal do Ceará (UFC), que formulou lista tríplice para reitor da instituição. Documento segue para o MEC e para a Presidência da República. pic.twitter.com/bBL0q1cbzb
Os outros dois nomes da lista tríplice indicados pelo Consuni não participaram da consulta à comunidade acadêmica. Quem disputou com Custódio foi a professora Elizabeth Daher, que retirou o nome da disputa após a derrota na consulta junto à comunidade universitária.
No entanto, a lei determina que o Conselho indique uma lista necessariamente tríplice para ser encaminhada a Brasília. Embora não haja obrigatoriedade, a tradição é de que o governo federal respeite a ordem da lista, por respeito à autonomia universitária.
A perspectiva é que o nome de Custódio seja confirmado por Lula. Em janeiro, o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), afirmou ter sido informado pelo Planalto da intenção de escolher um nome "preferencial da comunidade acadêmica" para a indicação de reitores de institutos e universidades.
"A ideia que o Lula sempre respeitou, e eu procurei respeitar como governador, é sempre nomear a escolha preferencial da comunidade acadêmica. Então deverá ser essa a decisão do presidente e, se depender de mim, será essa a minha orientação", disse Camilo.