Sarto não vai a evento com Elmano e governador diz que não recebeu pedido oficial de reunião
Convidado para o lançamento da Taça das Favelas 2023, o prefeito José Sarto (PDT) participou de inauguração de uma escola no bairro JangurussuNão ocorreu o que seria o primeiro encontro entre o governador Elmano de Freitas (PT) e o prefeito José Sarto (PDT) desde que os dois passaram a trocar críticas públicas. A presença do prefeito chegou a ser divulgada como confirmada pela organização no lançamento da Taça das Favelas 2023, nesta quinta-feira, 27, mas Sarto não compareceu. Ele esteve, às 9h, na inauguração do Centro de Educação Infantil (CEI) Antônio César Pereira Pinheiro, no bairro Jangurussu.
O prefeito tem feito cobranças públicas e diz que aguarda agenda para se reunir com o governador. Em coletiva, Elmano disse que não recebeu pedido oficial de reunião e sinalizou que eles irão se encontrar.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
"Oficialmente, eu não recebi nenhum pedido de agenda. Nós vamos marcar", disse o governador, ao ser questionado sobre o assunto, durante coletiva no Parque Dom Aloísio Lorscheider. O petista disse que tem recebido demandas dos municípios diariamente, mediadas por parlamentares.
"Estou me reunindo com os deputados que representam os municípios, para poder nós destravarmos todas as partes financeiras de obras que estavam em execução, de convênios com os municípios. Estou me reunindo com cinco, seis deputados por dia recentemente e eles estão trazendo exatamente as pautas dos municípios", disse Elmano.
"Isso significa que em algum momento, certamente, nós teremos demandas de Fortaleza e nós vamos desenrolar esses problemas", completou o chefe do Executivo estadual.
Saúde
Elmano não quis comentar as declarações do prefeito Sarto sobre a saúde. Um dia antes, o pedetista afirmou: "Todo mundo sabe que Fortaleza carrega a saúde do Estado do Ceará nas costas", disse, ao ser questionado sobre manifestação do governador, na segunda-feira, que reclamou do fechamento de serviços de saúde da Prefeitura, que estariam provocando impacto sobre a rede estadual. Sarto cobrou o funcionamento dos hospitais estaduais. Nesta quinta, Elmano disse que não voltaria ao debate.
"Essa discussão sobre os hospitais regionais eu fiz na campanha eleitoral, ela já passou. Eu agora só vou discutir a saúde de Fortaleza, ou quem for nosso (candidato), quando chegar a eleição de Fortaleza", afirmou Elmano.
"Agora acho que cabe é fazer o trabalho, melhorar a saúde do nosso povo e fazer o mutirão de cirurgias que nós começamos e fazer com que esse mutirão tire o povo da fila de cirurgias", completou o governador.
Em nota, a Prefeitura de Fortaleza afirma que houve tentativas de contatos pessoas com o governador do Ceará, nos quais foram solicitadas reuniões para tratar das parceiras entre Estado e Município. O documento também reforça as agendas públicas em que Sarto participou ao lado de Elmano. A gestão municipal informa ainda que, no dia 31 do mesmo de janeiro deste ano, foi enviado ofício ao Gabinete do governador solicitando reunião.