Custódio Almeida obtém 83,11% dos votos válidos em consulta para reitor da UFC

Custódio Almeida foi o mais votado na consulta à comunidade acadêmica da Universidade Federal do Ceará (UFC) realizada ontem e hoje

21:34 | Abr. 26, 2023

Por: Filipe Pereira
Custódio Almeida, candidato a reitor da UFC (foto: Alex Gomes/ESPECIAL PARA O Povo)

O professor Custódio Almeida, da chapa “UFC Viva e Democrática", foi o mais votado da consulta à comunidade acadêmica da Universidade Federal do Ceará (UFC) para ocupar o cargo de reitor da instituição, alcançando 83,11% dos votos válidos, com aplicação da média ponderada.

Agora, cabe ao Conselho Universitário (Consuni) formar uma lista tríplice a ser encaminhada ao Ministério da Educação (MEC) e ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que tem a prerrogativa de nomear o escolhido.

Custódio obteve 17.476 votos. A apuração foi encerrada às 21h30min. A candidata a vice-reitora de Custódio é Diana Azevedo, do Centro de Tecnologia (CT). A votação mede a preferência da comunidade acadêmica (professores, servidores técnico-administrativos e alunos) sobre o candidato para ocupar o cargo de reitor pelos próximos quatro anos. 

Além de Custódio, esteve na disputa a professora Elizabeth Daher, atual pró-reitora de Extensão. Ela tem na vice o pró-reitor de Planejamento, professor Almir Bittencourt. A chapa "Unir para Avançar" recebeu 2.213 votos, o equivalente a 16,89% dos válidos, com aplicação da média ponderada. 

A votação foi realizada de forma eletrônica e remota, em sistema fornecido pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), entre 8 horas e 21 horas dos dois dias de votação, 25 e 26 de abril.

A categoria de professores tem peso de 70% na apuração dos votos, ao passo que as de servidores técnico-administrativos e estudantes possuem 15% cada.

No primeiro dia de consulta, até as 20 horas, 11.692 pessoas já haviam realizado a votação. Nesta quinta-feira, 26, às 9h23min, já eram contabilizados 15.629 votos, número que supera a quantidade de votantes da última consulta de 2019, que foi de 11.997.