Deputado cearense doa auxílio-moradia a associação de universitários
A Associação Tabuleirense dos Universitários (ATU) deve receber repasses de R$ 3.083,42 mil, doação do deputado federal Idilvan Alencar (PDT-CE) para manter cerca de 40 estudantes cearenses em Mossoró, no Rio Grande do Norte
13:43 | Abr. 25, 2023
O deputado federal Idilvan Alencar (PDT-CE) anunciou que fará o repasse do valor de seu auxílio-moradia, direito garantido aos membros da Câmara. A verba vai manter uma residência-universitária de cearenses que estudam em Mossoró. O valor líquido do auxílio é de R$ 3.083,42 e será repassado a uma associação privada sem fins lucrativos de universitários de Tabuleiro do Norte, na região do Jaguaribe, interior do Ceará.
Leia mais
A verba servirá para ajudar na moradia de estudantes de Tabuleiro que fazem a viagem para Mossoró (RN) todos os dias. A Associação Tabuleirense dos Universitários (ATU) recebe atualmente um auxílio da prefeitura tabuleirense, o que ajuda a custear os transportes dos estudantes para as cidades de Mossoró, Aracati e Russas.
Para funcionar como residência, foi alugada uma casa localizada no bairro Presidente Costa e Silva, posicionada entre diferentes universidades. Segundo a assessoria do deputado, o valor repassado mensalmente servirá para que os estudantes cubram custos de luz, água, aluguel e demais despesas. A Associação explica que tudo foi calculado antes de alugar a casa e, dessa forma, nem os estudantes nem a ATU precisarão arcar com custos adicionais.
Segundo Marcos de Andrade, estudante do 8º período de enfermagem e primeiro-secretário da ATU, a residência poderá receber entre 30 e 40 estudantes simultaneamente. Ele explica que, somente no mês de março, 65 estudantes fizeram a viagem de quatro horas entre Tabuleiro do Norte e Mossoró. O universitário disse que esses números costumam variar, porque quando estudantes estão estagiando, eles precisam buscar formas de morar na cidade potiguar.
A doação de auxílios parlamentares
O auxílio-moradia é concedido a deputados que não são contemplados com o imóvel funcional, e pode ser pago nas modalidades "reembolso" e "em espécie".
O auxílio é discricionário para despesas dos parlamentares. Por isso, as doações feitas por deputados são, normalmente, uma doação do valor referente ao auxílio recebido.
Os membros do Legislativo podem também se recusar a fazer uso do valor, como foi o caso do deputado Idilvan Alencar em seu mandato anterior.
Leia mais
-
Lula enfrenta protestos da extrema-direita ao discursar em Portugal
-
Anderson Torres alega "drástica piora" psiquiátrica e depoimento na PF é cancelado
-
Lula sanciona lei que prevê inclusão de raça e etnia em documentos trabalhistas
-
Deputado cearense Danilo Forte é escolhido relator do projeto da LDO de 2024