Ricardo Cappelli assume interinamente comando do GSI após queda de Gonçalves Dias

Ele foi o interventor na Segurança Pública do DF após os ataques de 8 de janeiro

O secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, assumirá interinamente o comando do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), enquanto o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não efetiva outra pessoa no cargo. As informações são de Paulo Pimenta, ministro da Secretaria da Comunicação Social (Secom). A mudança já foi formalizada no Diário Oficial da União (DOU). 

Cappelli assumirá o lugar de Gonçalves Dias,  que pediu demissão após aparecer em vídeo durante os ataques à Praça dos Três Poderes, no 8 de janeiro, ao lado de golpistas. "(Cappelli) será nomeado interinamente como secretário-executivo do GSI, respondendo pelo GSI interinamente", declarou Pimenta a jornalistas.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

A Secretaria-executiva do GSI estava sob chefia de Ricardo Nigri, exonerado do cargo pelo presidente Lula. A exoneração ocorreu logo após o pedido de demissão do então chefe do GSI da Presidência da República na tarde desta quarta-feira, 19. A decisão deve ser publicada no Diário Oficial da União (DOU).

"O presidente viaja amanhã (a Portugal); ele (Cappelli) permanecerá interinamente à frente do GSI, enquanto o presidente, juntamente com assessorias e ministros, vai definir estratégia, posição efetiva."

O secretário-executivo já havia exercido a função de interventor na área de segurança pública do Distrito Federal, após os atos golpistas de 8 de janeiro.

Conforme Pimenta, Cappelli desempenhou um papel "muito importante como interventor aqui na segurança pública". "Portanto, ele foi convidado e aceitou o convite", contou. Cappelli ficará responsável pelo GSI até a volta de Lula a Portugal, informou.

Capelli terá o cargo de ministro e também de secretário executivo do GSI, ao mesmo tempo que continuará atuando como "número dois" da pasta da Justiça, liderada pelo ministro Flávio Dino.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

secretaria executiva ministério da justiça gsi Gonçalves Dias ricardo nigri governo lula

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar