Lula assina nesta quarta, 19, recomposição do orçamento das universidades, diz Camilo
Anúncio dos recursos orçamentários será feito nesta quarta, 19, segundo CamiloO ministro da Educação (MEC), Camilo Santana, disse, nesta terça-feira, 18, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irá assinar a recomposição orçamentária das universidades brasileiras. Em evento no Palácio do Planalto, Camilo afirmou a reitores de instituições federais do País que o valor será anunciado nesta quarta-feira, 19.
“Vamos repassar às universidades”, disse Camilo Santana no evento “Educação Já", que reuniu ministros do governo federal para discutir os desafios do setor no país.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
“Nós sabemos o quanto as universidades e institutos foram sucateados nos últimos anos. O compromisso do presidente amanhã é anunciar a recomposição orçamentária, dialogado com reitores e reitoras", acrescentou.
Há menos de uma semana, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) havia enviado um ofício ao MEC demonstrando "apreensão com relação à situação orçamentária das instituições".
A Associação vem lutando pelo orçamento adicional de R$ 1,75 bilhão e considera urgente a distribuição deste valor para abarcar custos e investimentos das universidades.
"Diante da gravidade do cenário apresentado, e considerando que estamos próximos do quinto mês do exercício financeiro, os reitores e reitoras manifestam uma grande preocupação e reiteram a necessidade urgente de distribuição desses valores – R$ 1,75 bilhão e de orçamento adicional para o pagamento das bolsas estudantis, de forma a possibilitar o planejamento orçamentário das instituições e contemplar a justa demanda dos estudantes", argumentou a Andifes.
A entidade ainda afirmou que o orçamento da União para as despesas das instituições de ensino federais em 2023 diminuiu 8,11% do que o registrado em 2022.
"Desnecessário ressaltar que esses recursos são insuficientes para o funcionamento das instituições, que já sofreram vários cortes orçamentários nos últimos anos, comprometendo as suas atividades básicas e, em alguns casos, gerando dívidas com fornecedores", registra a associação.
Ao anunciar a medida de Lula, Camilo elogiou o presidente e ressaltou que o encontro de Lula com as instituições é um “simbolismo” do compromisso do presidente. “É o segundo encontro que o presidente faz no Planalto (com representantes das instituições)”.
“É um simbolismo para mostrar reconhecimento aos institutos federais de ensino. Sabemos o quanto as universidades foram sucateadas nos últimos anos. O compromisso do presidente é anunciar a recomposição amanhã”, afirmou Camilo.
Simone Tebet (MDB), ministra do Planejamento e Orçamento, também estava no evento das instituições ao lado de Camilo e reiterou que não haveria cortes nem contingenciamentos nos orçamentos.
"Vamos executar 100% do orçamento, não vai ter corte para a educação. Tudo o que o Camilo precisar, ele [recurso] vai ter liberado automaticamente", assegurou.