Sobrinho de Carlomano Marques assumirá prefeitura de Pacatuba após prisão do tio
Operação realizada nesta terça, 18, resultou na prisão do prefeito e mais oito secretários
17:35 | Abr. 18, 2023
Após a prisão do prefeito de Pacatuba, Carlomano Marques (MDB), nesta terça-feira,18, o sobrinho do gestor, o vice Rafael Marques, será empossado como prefeito da cidade na quarta-feira, 19. De acordo com o presidente da Câmara, vereador Fábio Soares (MDB), o processo para a nomeação de Rafael está sendo agilizado porque “o Município não pode ficar sem ninguém”.
Mais informações ao vivo:
De acordo com o vereador Ênio Medeiros (PDT), o vice-prefeito dialoga melhor com a população e com os vereadores da casa.“O prefeito já tem uma idade avançada e o vice é um menino novo, que é quem realmente está à frente da Prefeitura, então, meu contato sempre aqui foi com o vice-prefeito”, disse. E completou: "A aprovação do vice-prefeito aqui é, do meu ponto de vista, bem maior que a do próprio prefeito. Eu espero que ele tome a ‘par aí e bote’ as coisas pra frente”.
O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da Procuradoria de Justiça e Crimes contra a Administração Pública (Procap), junto à Polícia Civil, realizou a Operação Polímata na manhã desta terça-feira, 18. A ação resultou no cumprimento de 23 mandados de prisão contra 23 pessoas. Dentre os presos estão o prefeito da cidade, Carlomano Marques, os secretários do Desenvolvimento Agrário; Saúde; Infraestrutura e Meio Ambiente; Desenvolvimento Econômico; Cultura; Assistência Social; Educação; e Segurança, Defesa Civil e Patrimonial. Além desses, foram presos também os membros do Gabinete do prefeito e da Procuradoria Geral do Município, bem como os representantes de empresas fornecedoras ligadas à Prefeitura por meio de contratos firmados com dispensa de licitação.
Os servidores públicos foram afastados de suas funções por 180 dias.
A Operação Polímata tem como principal objetivo investigar dispensas de licitação em secretarias e órgãos da Prefeitura de Pacatuba, especificamente nos anos de 2021 e 2022. Segundo o Ministério Público, o nome da operação vem o grego Polymaths, que significa “aquele que aprendeu muito”.
A expressão é utilizada para qualificar um indivíduo que possui domínio em diversas áreas de conhecimento. A investigação trata exatamente de fornecedores contratados para prestar serviços distintos que exigiram uma extensão de conhecimentos e estrutura operacional, o que não foi identificado durante as investigações.
Leia mais
-
'Há exageros na maneira de interpretar', diz Amorim sobre critica da Casa Branca a fala de Lula
-
Comissão marca para 3 de maio votação do parecer do Bolsa Família
-
Cármen Lúcia será relatora de denúncia da PGR contra Moro por calulinar Gilmar
-
Camilo diz que aprovação da Taxa do Lixo foi "um erro" e sugere "reavaliação"