Ciro diz que Sarto é perseguido, defende reeleição do prefeito e justifica Taxa do Lixo
Ex-governador criticou o que considera demagogia nas críticas à cobrançaCiro Gomes (PDT) fez enfática defesa do prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT). "Esse prefeito que está fazendo um trabalho extraordinário, apesar de perseguido, apesar de não ajudado, vai fazer muito mais ainda". O ex-governador do Ceará e ex-ministro fez a defesa da reeleição do prefeito e disse que quer ser cabo eleitoral de Sarto.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Ciro Gomes manifesta apoio à reeleição do prefeito José Sarto em 2024: "Eu tenho orgulho de ser liderado por você" pic.twitter.com/00MIipvGDJ
Ele criticou demagogia que haveria nas críticas à Taxa do Lixo. Ele justificou a cobrança em função de obrigação estabelecida no Marco Legal do Saneamento, aprovado no Congresso Nacional. O relator foi o ex-senador Tasso Jereissati (PSDB) e a sanção, do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Conforme Ciro, sem a Taxa do Lixo, Fortaleza seria punida e ficaria sem recursos federais para várias áreas.
Ciro ainda argumentou que Sarto deu isenção para 70 entre cada 100 famílias. "Asa 30 que vão pagar são as que moram nas casas melhores". Ele pediu aos presentes à convenção que ajudem os vereadores que, segundo ele, tiveram coragem de votar pela aprovação da taxa.
O ex-governador participa na manhã deste sábado, 15, da convenção municipal do PDT em Fortaleza que reconduz Roberto Cláudio à presidência municipal do partido, agora de forma definitiva. Até então, RC dirigia uma comissão provisória.
Ciro classificou Roberto Cláudio de melhor quadro produzido na política do Ceará nos últimos 20 anos. Disse ainda ser "disparado" o melhor prefeito de Fortaleza. "O Sarto tem ainda quatro anos, se for o caso, para tentar tirar", completou.
O ministro da Previdência e presidente licenciado do PDT, Carlos Lupi, falou do papel estratégico da convenção para a continuidade da gestão Sarto. Ele destacou que Fortaleza é a maior, "mais importante, mais forte e mais eficiente" prefeitura do PDT no Brasil. "Hoje aqui nós estamos fazendo uma convenção para a escolha do nosso diretório, mas também estamos fazendo uma preparação para a reeleição do prefeito que vai ser o mais votado da historia de Fortaleza".
Ao discursar, Roberto Cláudio também fez elogios enfáticos a Sarto. Falou do apoio que recebe desde o primeiro mandato de deputado, em 2006, e do trabalho do atual gestor na primeira campanha de Roberto Cláudio a prefeito, em 2012. "A transformação que está sendo feita chegará a cada porta da cidade de Fortaleza", defendeu.
Ao reaparecer em público após a posse de Lula, única menção de Ciro Gomes ao governo foi para elogiar o trabalho como ministro de Carlos Lupi, que estava ao lado dele. Disse ainda que Sarto é perseguido e justificou a Taxa do Lixo https://t.co/63GRPRJ9F1 pic.twitter.com/JoEbDuilXp
— Jogo Político (@jogopolitico) April 15, 2023
Com informações de Henrique Araújo e Filipe Pereira