Lula aceita convite para ir ao Japão e Brasil volta a ser convidado para o G7

O petista confirmou que irá ao Japão, mas talvez não para o G7. Presidente quer que o Brasil participe de forma ativa nas discussões do evento

O presidente Lula (PT) aceitou o convite do primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, para fazer uma visita oficial ao país e participar em maio do encontro do G7, os sete países mais industrializados do mundo. O pedido foi realizado pel telefone. O petista confirmou que irá ao Japão, mas talvez não para o G7.

O presidente defende que sua participação no G7, encontro a ser realizado de 19 a 21 de maio, dependerá do formato do encontro. Lula quer que o Brasil tenha participação efetiva nas discussões do evento, não apenas como nação acompanhando dos painéis.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

O G7 é composto pelo conjunto das economias mais poderosas, integrado por Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Canadá. A Comissão Europeia também costuma participar das reuniões do grupo que não fez convites ao Brasil durante o governo de Jair Bolsonaro (PL).

A última vez que o Brasil foi convidado e participou de uma cúpula do G7 foi em 2009, no segundo mandato de Lula. O país foi convidado e participou de outras cúpulas desse grupo em 2004, 2005, 2006, 2007 e 2008. 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Lula Japão Brasil G7 política

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar