Lula retira 4 projetos de Bolsonaro, inclusive excludente de ilicitude para policiais

Atual presidente retira do Congresso Nacional medidas enviadas pelo antecessor

09:47 | Abr. 06, 2023

Por: Agência Estado
Lula e Bolsonaro em debate nas eleições de 2022 (foto: NELSON ALMEIDA / AFP)

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, pediu ao Congresso Nacional a retirada de tramitação de quatro propostas enviadas aos parlamentares pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. A solicitação está formalizada em mensagens no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira, 6.

Excludente de ilicitude

Lula quer que o Legislativo desista de apreciar o projeto de lei nº 6.125, de 2019, que estabelece normas aplicáveis aos militares em operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) e aos integrantes de órgãos de segurança e da Força Nacional de Segurança Pública, quando em apoio a GLO. O texto, que dispõe sobre o chamado "excludente de ilicitude", elaborado ainda quando o ex-juiz Sérgio Moro era ministro de Bolsonaro, isenta militares e agentes de segurança de punição durante as operações de GLO.

Pré-sal

O governo federal também quer a interrupção do projeto que pretende tirar a obrigação de envio de recursos do pré-sal para o Fundo Social, voltado para áreas como saúde e educação. Esse projeto "autoriza a União a ceder, de forma integral, o direito à sua parcela do excedente em óleo proveniente de contratos de partilha de produção e de acordos de individualização da produção em áreas não contratadas na área do pré-sal ou em áreas estratégicas".

Redes sociais

O pedido de cancelamento de tramitação de Lula também alcança o projeto de lei nº 3.227, de 2021, que limita a remoção de conteúdos nas redes sociais da internet.

Planejamento

Outro o projeto de lei retirado é o nº 1, de 2023, que institui a Política Nacional de Longo Prazo, trazendo os fundamentos e os objetivos nacionais aplicáveis ao planejamento estratégico de longo prazo da administração pública direta, autárquica e fundacional.