RC cobra governo Elmano por convocação de aprovados em concurso da Funsaúde 

Em publicação nas redes sociais, o pedetista destacou que o caso já é alvo de Ação Civil Pública protocolada pelo Ministério Público do Ceará (MPCE) na Justiça

15:45 | Abr. 03, 2023

Por: Filipe Pereira
Ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, deve ser eleito presidente do PDT em Fortaleza (foto: Aurelio Alves)

O ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), usou as redes sociais, nesta segunda-feira, 3, para cobrar o Governo do Ceará pela convocação dos candidatos aprovados no concurso da Fundação Regional da Saúde do Ceará (Funsaúde). O pedetista destacou que o caso já é alvo de Ação Civil Pública protocolada pelo Ministério Público do Ceará (MPCE) na Justiça. 

"Por que o Governo do Estado não convoca os profissionais de saúde aprovados no concurso da Funsaúde para garantir mais atendimento clínico e cirúrgico à população e apoiar a efetiva regionalização da saúde no Ceará?", questionou Roberto Cláudio. 

O exame da Funsaúde foi realizado em novembro de 2021. O resultado final do certame foi publicado no dia 18 de fevereiro do ano passado, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), organizadora do edital. Ao todo, 164.465 pessoas se inscreveram para as provas.

No entanto, a convocação dos profissionais de saúde para a Fundação, iniciada em maio do ano passado, tem sido uma polêmica. Membros do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde no Ceará (Sindsaúde) acusam a Secretária de Saúde do Ceará (Sesa) de realizar a contratação apenas por meio de cooperativas para atuar nos postos de trabalho. 

O MPCE também tem atuado diante do caso. Em novembro de 2022, após solicitação e audiência, a Funsaúde convocou 315 aprovados. A Fundação defendeu que, entre janeiro e março de 2023, seriam chamados profissionais da área de produção assistencial e terapia intensiva e, até o meio do ano de 2023, seriam supridas as demais áreas, processo que ainda não aconteceu.

O órgão ministerial defende que, das 6.015 vagas ofertadas do certame, além do cadastro de reserva, apenas 10,59% dos aprovados foram convocados até o momento. Com base nos dados, o MP entrou com Ação Civil Pública na Justiça pedindo a convocação de concursados e proibição de contratos com cooperativas. 

RC e a oposição da gestão Elmano

Candidato a governador derrotado em 2022, o ex-prefeito Roberto Cláudio já oficializou oposição à gestão do atual chefe do Executivo, Elmano de Freitas (PT). Ele acumula críticas recorrentes à medidas do governo estadual, como a recente reforma administrativa e o aumento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

O pedetista também questionou o Palácio da Abolição sobre os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, que apontaram saldo negativo de 3.033 empregos formais no Ceará, com o fechamento do mês de janeiro. Outra crítica foi realizada após revogação a criação da Lei que instituiu o Fundo Estadual de Sustentabilidade Fiscal (FESF). 

O posicionamento do ex-prefeito ao Executivo estadual tem gerado um quebra braço entre alas do próprio PDT, que em sua maioria defende a gestão Elmano na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece). Atualmente, três deputados dissidentes se articulam em oposição ao Governo do Estado: Antônio Henrique, Cláudio Pinho e Queiroz Filho. Outros 10 pedetistas já manifestam ser da base governista, com três atuando em cargos de alto escalão do governo estadual.