Há "indícios concretos" de que Bolsonaro tentou reaver joias sauditas, diz PF

Bolsonaro deve prestar depoimento próxima quarta-feira, 5 de abril.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pode ter tentado reaver conjuntos de joias dadas de presente pela Arábia Saudita, em 2021, por haver “indícios concretos”, segundo a Polícia Federal (PF).

Segundo o órgão, o coronel Mauro Cid, ajudante de ordens de Bolsonaro, assinou um ofício solicitando “autorização para retirada” das joias “por um representante”, por demanda do “Senhor Presidente da República”.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

As informações são do jornal O Globo. As joias avaliadas em R$ 16 milhões foram apreendidas pela alfândega da Receita Federal no aeroporto de Guarulhos, em outubro de 2021. Segundo a defesa de do ex-mandatário, Bolsonaro nunca "pretendeu locupletar-se ou ter para si bens que pudessem, de qualquer forma, serem havidos como públicos”.

O ex-presidente voltou ao Brasil nesta quinta-feira, 30, e deverá prestar depoimento na próxima quarta-feira, 5 de abril. Mauro Cid também deve dar seu relato em relação ao caso. Bolsonaro ainda levou um terceiro pacote de jóias dadas pelo regime da Arábia Saudita quando deixou o mandato, no fim de 2022. O estojo inclui um relógio da marca Rolex, de ouro branco, cravejado de diamantes.

O terceiro conjunto, diferentemente das outras duas caixas enviadas a Bolsonaro, foi recebido em mãos pelo próprio ex-presidente, quando esteve com sua comitiva em viagem oficial a Doha, no Catar, e em Riad, na Arábia Saudita, entre os dias 28 e 10 de outubro de 2019.

Bolsonaro explicou a procedência da terceira leva de joias. Segundo ele, “os bens foram devidamente registrados, catalogados e incluídos no acervo da Presidência da República conforme legislação em vigor”.

Após o jornal O Estado de S.Paulo divulgar que autoridades tentaram entrar ilegalmente no país com os objetos valiosos, as suspeitas de que Bolsonaro tenha ligação direta com a situação cresceram. Segundo advogados, as ações do ex-presidente podem ser categorizadas por descaminho, peculato ou lavagem de dinheiro, a princípio.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

jair bolsonaro Governo Bolsonaro jóias joias Bolsonaro Polícia Federal Arábia Saudita

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar