Vereador é desfiliado do PT e será denunciado à Justiça Eleitoral por ataques a deputadas

Maurício Martins proferiu falas machistas contra as deputadas estaduais Juliana Lucena, Larissa Gaspar e Jô Farias: "Lagartas encantadas querendo vender ilusão"

O diretório do Partido dos Trabalhadores (PT) de Russas decidiu desfiliar o vereador da cidade, Maurício Martins, após o parlamentar reproduzir falas machistas contra as deputadas estaduais também do PT, Juliana Lucena, Larissa Gaspar e Jô Farias. Após comunicado da sigla à Câmara Municipal de Russas, as petistas preparam agora uma denúncia contra Martins na Justiça.  

Em nota, o PT de Russas anunciou a decisão e avaliou que a atitude do vereador é "incompatível com os princípios fundamentais do Partido dos Trabalhadores". 

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

"Não temos interesse na manutenção da filiação do Vereador (...) O Partido dos Trabalhadores de Russas reforça que não compactua nem tolera qualquer forma de violência de gênero. Coerente com isto, prestamos solidariedade às Parlamentares desta agremiação partidária Democraticamente eleitas para a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará", cita o documento. 

"Eu e as demais deputadas vamos tomar as providências necessárias para que ele responda pelos seus atos criminosos perante a Justiça, inclusive perante a Justiça Eleitoral. O Partido dos Trabalhadores já reuniu a sua executiva municipal para tomar providências necessárias, suspender provisoriamente a filiação dele até que o processo de expulsão caminhe e chegue a uma decisão final", disse a deputada Larissa Gaspar. 

O petista usou o plenário da Câmara Municipal de Russas nesta última terça-feira, 21, para atacar as deputadas estaduais. “Eu queria dizer para essas três deputadas, que as senhoras […] que deixem de ficar que nem borboleta, que se transformam em lagarta encantada, que aparece só dia Internacional da Mulher, querendo vender ilusão. Aí depois vocês se encantam e só vão aparecer no Outubro Rosa”, disse.

A parlamentar destacou que o episódio se caracteriza como crime. "Aquilo é violência política de gênero. Atacar a atuação parlamentar de mulheres tentando menosprezar o exercício da sua função parlamentar, tentando diminuir a sua capacidade de estar no Parlamento. Isso é crime, é violência política de gênero, está tipificado no código penal brasileiro e é dessa forma que tem que ser tratado", avaliou Larissa.

Nesta quarta-feira, 22, a secretaria de Mulheres PT Ceará publicou nota cobrando do diretório municipal de Russas a instauração de um processo interno para punir o vereador pelos ataques.

 

Nota do PT de Russas

O Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores de Russas, em reunião extraordinária, após analisar a ata da reunião da Executiva Municipal do Partido, que ouviu o vereador Maurício Martins e que sugeria ao mesmo uma retratação pública de suas manifestações nas redes sociais. Diante da reação do vereador, a Executiva Municipal deliberou por sua desfiliação, o que foi homologado por essa instância partidária.

Considerando este Diretório a atitude do vereador como incompatível com os princípios fundamentais do Partido dos Trabalhadores, não temos interesse na manutenção da filiação do Vereador. Sendo assim, foi devidamente processada a sua desfiliação, tendo já nesta data (23/03) encaminhada a comunicação de sua desfiliação à Câmara de Vereadores de Russas.

O Partido dos Trabalhadores de Russas reforça que não compactua nem tolera qualquer forma de violência de gênero. Coerente com isto, prestamos solidariedade às Parlamentares desta agremiação partidária Democraticamente eleitas para a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.

Nota da Secretaria Estadual de Mulheres do PT Ceará

A Secretaria Estadual de Mulheres do PT Ceará, a secretaria Municipal de Mulheres do PT de Russas e bancada de deputadas estaduais do PT, na Assembleia Legislativa, externa seu mais profundo repudio as atitudes do vereador Maurício Martins, do PT de Russas, que agrediu verbalmente e de formal vil uma mulher que o criticou através das redes sociais.

Tal atitude não coaduna com o estatuto e o código de ética do Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras, que tem uma historia de luta em defesa dos direitos e do empoderamento das mulheres e da democracia.

Diante desse caso, viemos cobrar do diretório municipal de Russas a instauração de um processo interno, atrás da comissão de ética, para analisar o caso e tomar uma atitude que preserve nosso partido e não permita tais comportamentos se tornem uma pratica comum.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

MAURICIO MARTINS MACHISTAS RUSSAS VEREADOR DEPUTADAS DO PT

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar