Leonardo DiCaprio entrega prêmio à ministra Guajajara em evento pré-Oscar
DiCaprio afirma que a ministra tem desempenhado um papel importante na defesa da amazônia e dos povos indígenasO ator Leonardo DiCaprio homenageou, na noite deste domingo, 12, a ministra dos povos indígenas, Sonia Guajajara, no Green Carpet Fashion Awards, cerimônia destinada à moda e ao meio ambiente realizada antes do Oscar 2023. Na ocasião, o ator, que é mensageiro da ONU, entregou à ministra o prêmio de sustentabilidade e elogiou o trabalho que ela tem feito em defesa da Amazônia.
“A ministra Guajajara tem sido uma feroz ativista ambiental por muitos anos. Muitas vezes em circunstâncias difíceis e perigosas. Durante o reinado desastroso do governo anterior, ela foi um constante farol de esperança. Diante de graves ameaças aos povos indígenas, ela tem sido uma força poderosa” declarou DiCaprio.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Em reconhecimento às “extraordinárias conquistas na defesa das florestas e por reposicionar os povos indígenas no centro da agenda climática global”, Guajajara recebeu o prêmio da categoria "healer”, que traduzido para o português significa curador.
Leonardo acrescentou que a Amazônia é “fundamental para sustentar a vida muito além de suas fronteiras, ajudando a impulsionar os ciclos globais da água e os padrões climáticos, que afetam as chuvas, mesmo na Califórnia“, afirmou. O ator pontuou que, em 2019, a re:wild lançou o Fundo Florestal da Amazônia com o intuito de estreitar os laços com defensores indígenas, entre eles Sonia Guajajara.
A ministra dos povos indígenas do governo Lula agradeceu à homenagem em suas redes sociais. “Foi uma grande honra e alegria este reconhecimento tão importante, ter representado o Brasil nesta premiação, passar uma mensagem de proteção dos territórios indígenas para o público internacional, e também desfrutar da companhia de outros parentes indígenas do mundo neste momento de conquista. Obrigada!", escreveu.