Câmara de Itaiçaba acata pedido de cassação de prefeito afastado após operação policial

O pedido foi protocolado e lido no início da sessão e aceito pela maioria dos vereadores que votaram pela sua tramitação na Casa Legislativa

16:17 | Mar. 09, 2023

Por: Filipe Pereira
Câmara Municipal de Itaiçaba (foto: Reprodução/Câmara Municipal de Itaiçaba)

Tramita na Câmara Municipal de Itaiçaba uma denúncia com pedido de cassação do mandato eletivo do prefeito afastado, Frank Gomes (PDT). Em 2022, o pedetista foi alvo de uma operação coordenada pela Procuradoria de Justiça de Crimes Contra a Administração Pública (Procap) em parceria com a Policia Civil.
A ação prendeu o deputado estadual eleito Stuart Castro (Avante) e mais um homem ligado ao gestor municipal. 

O pedido foi protocolado e lido no início da sessão da última terça-feira, 7, e aceito pela maioria dos vereadores que votaram pela sua tramitação na Casa Legislativa. A denúncia destaca pontos já contidos na denúncia do MP ao Tribunal de Justiça, que afastou o prefeito no dia 30 de novembro e prendeu o seu irmão, Hermógenes Gomes, além do deputado estadual eleito Stuart Castro (Avante). 

O irmão do prefeito, dono de uma empresa de fachada que realizava obras na cidade, segundo o MP, e Stuart, proprietário da firma responsável pela limpeza pública, bem como o gestor e o secretário de Infraestrutura, Indústria, Comércio e Turismo - cujo nome não foi divulgado - afastados são suspeitos de praticar crimes de peculato, falsidades material e ideológica, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Frank Gomes já recorreu ao Tribunal de Justiça e ao Superior Tribunal de Justiça (STF) por três vezes, em tentativas de trancar a ação penal vigente e voltar ao posto de prefeito antes dos 180 dias determinados pela Justiça, mas não obteve êxito em nenhum dos pedidos.