Bolsas do CNPq para iniciação científica júnior devem triplicar de valor, diz Ricardo Galvão

Novos valores serão anunciados pelo Presidente Lula este mês

Ricardo Galvão, novo presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), afirmou, durante entrevista ao O Globo, que as bolsas CNPq sofrerão reajuste, e que o novo valor será anunciado pelo presidente ainda neste mês.

Galvão explicou que o montante oferecido aos alunos varia de acordo com o tipo de bolsa. Ele declarou que pretende triplicar o valor do benefício, por exemplo, para a bolsa de Iniciação Científica Júnior, que é fornecida a estudantes do ensino médio que obtiveram êxito em olimpíadas.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

“Essa bolsa, nós achamos importante porque temos de despertar os alunos para serem cientistas desde cedo. O valor dela era só R$ 100 por mês, que é muito pouco. Nós queremos pelo menos dobrar ou triplicar essa bolsa. Teremos variações que foram definidas pela Casa Civil, mas que estão esperando o anúncio do presidente Lula”, pontuou.

Quando questionado sobre os cortes orçamentários e a retomada dos investimentos, Galvão declarou que a recuperação se dá de maneira lenta e que o capital investido é muito pouco para suprir as necessidades. "A última chamada do CNPq, no final do ano passado, para os Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia tinha uma verba total de R $7 milhões. Isso é muito pouco para todas as demandas. Isso vai ter de ser recuperado, mas não vai dar para recuperar totalmente, de forma nenhuma”, afirmou.

Ricardo Galvão prevê o aumento no número de bolsas e apontou que nos dois últimos anos houve redução na quantidade de beneficiários em decorrência da pandemia de Covid-19 e do baixo valor da bolsa CNPq.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

CNPq reajuste Ricardo Galvão bolsa CNPq

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar