Adufc promove ciclo de debates sobre democracia, educação e classe trabalhadora

A conferência terá início a partir do dia 9 de fevereiro, na Reitoria da UFC, e se estenderá para o interior do Estado

Entre os meses de fevereiro e abril, o Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (Adufc) realizará um ciclo de discussão sobre a luta sindical e a organização dos trabalhadores. Iniciando o ciclo de debates, os docentes Vladimir Safatle, filósofo e docente da Universidade de São Paulo (USP) e Custódio Almeida, do Curso de Filosofia da Universidade Federal do Ceará (UFC), ministrarão a palestra "Caminhos para enfrentar o fascismo e afirmar a democracia”. O evento será realizado no auditório da Reitoria da UFC, no dia 9 de fevereiro, a partir das 18h30min.

De acordo com a secretária-geral da Adufc, a professora Helena Martins, “o ciclo busca ser mais um espaço para fomentar a discussão coletiva e a contribuição da academia e das universidades para pensar a sociedade”, afirmou. Helena está na organização do encontro e mediará a mesa.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Dando continuidade à programação, no dia 10 de fevereiro, às 18h30min, o Auditório Izaíra Silvino, na sede da Adufc em Fortaleza, será palco para o lançamento do livro “Em um com impulso”, de Vladimir Safatle com comentário do professor Alexandre Nunes, da Universidade Federal do Cariri (UFCA). A cerimônia será mediada pela vice-presidente do Sindicato, professora Irenísia Torres.

A obra, que também está disponível em formato digital, é o primeiro volume da trilogia “Experiência estética e emancipação social”. Seu principal objetivo é procurar compreender a articulação profunda entre o que está em jogo na produção artística e as expectativas de emancipação social.

O ciclo de debates segue até o mês de abril e tratará de assuntos variados, tais como: crise econômica, gênero, neoconservadorismo e militarismo na política. O segundo ciclo discorre sobre “O papel da educação e dos trabalhadores na luta pela democracia” e será realizado no dia 15/2 às 18h30min na sede da Adufc. O responsável pela exposição será o Prof. Antônio Cruz, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A mesa de debate, por sua vez, será composta pela Profª. Zuleide Queiroz, docente da Universidade Regional do Cariri (Urca), pela 2ª vice-presidenta do Andes-SN e pelo Prof. Nilson Cardoso, presidente da diretoria eleita do Sindicato de Docentes da Universidade Estadual do Ceará (Sinduece). A conversa será mediada pela diretora de Assuntos de Aposentados da Adufc, Profª. Lena Espíndola.

O assunto a ser abordado no dia 2 de março será “Resistir em tempos de crise econômica e mudanças no mundo do trabalho”, com a Profª. Virgínia Fontes, da Universidade Federal Fluminense (UFF) e o Prof. Fábio Sobral (FEAAC/UFC), e mediação do presidente da Adufc, Prof. Bruno Rocha.

A ação dos militares também será pauta de discussão durante a conferência. A palestra “O papel dos militares na política no Brasil”, será ministrada pelo Prof. Rodrigo Lentz, da Universidade de Brasília (UnB) e autor do livro “República de Segurança Nacional: militares e política no Brasil”. Ana Vládia Holanda, do Fórum Popular de Segurança Pública, e Alessandra Felix, da Frente Estadual pelo Desencarceramento estarão ocupando a mesa de debate. A mediação será realizada pelo Prof. José Josberto Montenegro, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). Os encontros dos dias 2 e 14 de março ocorrem na sede da Adufc-Fortaleza.

No dia 22 de março, o ciclo se estenderá para o interior do Estado. “Gênero, neoconservadorismo e democracia” será tema da palestra na Adufc-Cariri, em Juazeiro do Norte, que será ministrada pela Profª. Camila Espírito Santo, da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e terá início a partir das 18h30min. Estarão presentes na mesa de debate a s professoras Luma Andrade (Unilab), Gema Esmeraldo (UFC) e Zuleide Queiroz (Urca).

O ciclo de debates será finalizado no dia 4 de abril, no Campus de Auroras (Unilab), em Redenção. A palestra sobre educação decolonial será conduzida pelas professoras Inês Escobar (CCA/UFC), Matilde Ribeiro (Instituto de Humanidades/Unilab) e Itacir Marques (Instituto de Humanidades/Unilab).

SERVIÇO:
Abertura do ciclo de debates “Democracia e emancipação: o papel da educação e da classe trabalhadora”
“Caminhos para enfrentar o fascismo e afirmar a democracia”
Debatedores: Vladimir Safatle (USP) e Custódio Almeida (UFC)
Quando: 9/2 (quinta-feira), às 18h30min
Onde: Auditório da Reitoria da UFC

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

conferência ADUFC docentes UFC

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar