Vereadores de Fortaleza discutem reestruturação de PCCS da Guarda Municipal

Os parlamentares afirmaram que será criado um grupo de trabalho com representantes da categoria para tratar as reinvindicações

19:43 | Fev. 06, 2023

Por: Mariana Lopes
Vereadores recebem guardas municipais para debater PCCS (foto: Érika Fonseca/ CMFor)

Os vereadores da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) se reuniram com servidores da Guarda Municipal para discutir a reestruturação do Plano PCCS de Cargos e Carreiras (PCCs) do órgão, nesta segunda-feira, 6. A presidente do Sindfort, Nascelia Silva, também esteve presente no evento, que foi mediado pelo líder do governo, vereador Carlos Mesquita (PDT).

O Plano De Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) da Guarda Municipal de Fortaleza foi aprovado pela Lei Complementar nº 38, de 10 de julho de 2007, e vem sendo criticada pelos servidores por não ter sido modificada há 16 anos. A atualização do PCCS é a principal demanda dos servidores da Guarda Municipal, que alegam que seu salário não é condizente com as atribuições recebidas e solicitam promoções e isonomia salarial.

O encontro ocorreu no Auditório Ademar Arruda e contou com a presença dos vereadores Marcelo Lemos (União Brasil), Cônsul do Povo (PSDB) e professor Enilson (Cidadania).

Lemos e Cônsul do Povo se posicionaram a favor da luta dos servidores e se ofereceram para compor a mesa de negociação com o Executivo.

O professor Enilson afirmou que a Prefeitura se sensibiliza em relação às reivindicações da categoria e que José Sarto (PDT), o prefeito de Fortaleza, fará o possível. “Sabemos que é uma construção e nós contamos com a sensibilidade do Executivo. E aquilo que ele nos enviar ainda poderemos emendar para garantirmos o melhor para a categoria”, afirmou.

O líder do governo, Carlos Mesquita, anunciou que será criado um grupo de trabalho com representantes da categoria para discutir as demandas com o secretário municipal da Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), Marcelo Pinheiro. Segundo ele, este contato já foi feito. 

“Já conversei com o prefeito Sarto. Ele está sensível com esta ação e nos orientou para tratarmos com o secretário Marcelo. Já nos reunimos com o secretário", disse.

O vereador afirmou que será feita um novo concurso para a Guarda Municipal e que os novos aprovados já entrarão no órgão com a nova regulamentação do PCCS. "Ele afirmou que enviou mensagem para a Câmara, para a realização de um novo concurso para a Guarda, e assumiu o compromisso de que os servidores aprovados no certame já vão entrar na Guarda com o novo PCCs. Então acredito que até o mês de junho teremos o PCCs concluído e com os ajuste necessários garantindo o melhor para a categoria”, destacou.