Elmano reafirma que enviará aumento do piso de professores à Assembleia

Governador levou à Assembleia mensagem de abertura do ano legislativo

Em visita à Assembleia Legislativa para levar a mensagem na abertura do ano legislativo, nesta quinta-feira, 2, o governador Elmano de Freitas (PT) refirmou que concederá o reajusta do piso para professores. Em discurso, ao se dirigir aos profissionais da educação, ele disse: "Podem ter certeza que o piso do magistério virá para essa Casa".

O gestor já havia anunciado que reajustaria o piso dos profissionais do magistério no valor definido pelo Ministério da Educação (MEC). O novo piso para profissionais do magistério em 2023 é de R$ 4.420,55, sinalizando o reajuste de 14,9%.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Uma mesa de negociação já foi formada incluindo membros do Governo e do Sindicato Apeoc, que representa os professores da rede estadual. O grupo já realizou reunião na terça-feira, 31. Um dos encaminhamentos foi que uma comissão técnica vai se reunir para tratar do impacto financeiro e o resultado será apresentado ao governador. 

"Já tivemos essa primeira conversa, o governador pediu que respeitássemos essa questão da mesa e, após os estudos dos impactos financeiros, nós vamos informar o governador para que se tome a melhor decisão, mas o anuncio, como ele bem disse já garante isso pros professores", ressaltou a secretária nesta quinta-feira, 2, no início dos trabalhos da Assembleia Legislativa (AL-CE).

Em relação a Fortaleza, a secretaria ressalta que já dialogou a titular da Educação municipal, Dalila Saldanha. Na Capital, o prefeito José Sarto (PDT) garantiu o pagamento do piso a professores do Ensino Médio em nível inicial, únicos cuja remuneração atual fica abaixo do piso nacional, de R$ 4.420,55. Para os demais professores, não está definido reajuste. Pelas incertezas, os profissionais vão continuar por mais uma semana em greve.

"Eu penso que eles estão dialogando, conversei com a secretária Dalila e ela está conversando com os sindicatos para viabilizar da melhor forma, porque queremos uma educação cada vez mais fortalecida", afirmou Eliana Estrela. 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

governador Elmano de Freitas piso dos professores reajuste salarial servidores Assembleias Legislativa Ceará governo do Ceará

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar