Piso dos professores em Fortaleza: Gardel diz que Sarto dará reajuste. "Não tenho dúvida"

Professores da rede municipal paralisaram as atividades e cobram da Prefeitura o pagamento do piso estabelecido pelo MEC

O vereador e presidente da Câmara Municipal de Fortaleza Gardel Rolim (PDT) afirmou, nesta terça-feira, 31, que tem convicção de que o prefeito José Sarto (PDT) deverá conceder o reajuste no piso dos professores municipais. 

Em entrevista à Rádio O POVO CBN, o presidente da CMFor falou sobre a greve dos professores e a pressão da categoria que reivindica a atualização no valor do piso.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

“A Prefeitura está fazendo as contas para garantir. Não tenho dúvida nenhuma de que será feito. O prefeito Sarto está debruçado sobre o tema. Hoje mesmo tem uma reunião do prefeito com os sindicatos, para que a gente encontre rapidamente uma solução e um caminho financeiro”, disse.

O vereador também explicou sobre a necessidade de se fazer uma análise antes de conceder o reajuste por considerar que o município vem perdendo recursos ao longo dos anos.

“Eu não tenho dúvida de que o prefeito vai fazer. Eu não posso responder pela Prefeitura, eu digo que tenho convicção porque o prefeito tem um compromisso com a educação. Agora, há uma responsabilidade fiscal que precisa ser devidamente tratada, cuidada. Fortaleza vem perdendo recursos ao longo dos anos e a gente precisa ter muita responsabilidade antes de conceder o piso”, considerou.

A necessidade de uma solução legislativa é, inclusive, um dos pontos mais abordados pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) sobre a temática. A entidade recomendou cautela aos gestores antes de conceder o reajuste, visto que a medida pode gerar um impacto de R$ 19,4 bilhões aos cofres municipais.

Professores e funcionários da rede pública iniciaram a paralisação das atividades na última sexta-feira, 27, em protesto que cobra o pagamento do piso salarial. O ano letivo dos alunos teria início nesta segunda.

O número de municípios cearenses que já anunciaram atualização na base salarial dos docentes aumentou para 82. Parte das cidades concedeu o reajuste de 14,95% - percentual estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC) - enquanto outros municípios arredondaram o valor para 15%. O município de Paraipaba registrou o maior valor, concedendo 16% de aumento no piso salarial.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Gardel Rolim piso dos professores reajuste professores fortaleza greve dos professores ministerio da educaçao josé sarto

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar