Fátima de Tubarão, bolsonarista que ameaçou "pegar o Xandão", é presa em operação da PF

Idosa foi presa na terceira fase da Operação Lesa Pátria, que investiga os participantes dos atos golpistas

A bolsonarista Maria de Fátima Mendonça Jacinto Souza, também conhecida como “Fátima de Tubarão”, foi presa nesta sexta-feira, 27, na terceira fase da Operação Lesa Pátria, deflagrada pela Polícia Federal (PF) para investigar participantes e financiadores dos atos terroristas do dia 8 de janeiro. 

A idosa de 67 anos, moradora de Tubarão (SC), foi detida por participar das invasões e vandalismo realizado por extremistas nas sedes dos Três Poderes. Em vídeos que circulam nas redes sociais, Fátima aparece no Palácio do Planalto e, em certo momento, declara: “Vamos para a guerra. A guerra é agora. Vamos pegar o 'Xandão' agora”, em referência ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

Os dois mandados - de prisão preventiva e busca e apreensão - expedidos em Santa Catarina pela operação foram direcionados contra Fátima.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Além de estar envolvida nos atos antidemocráticos, a idosa tem antecedentes criminais. Fátima responde pelo crime de tráfico de drogas envolvendo um adolescente, após ter sido condenada em 2014. 

De acordo com o Tribunal de Justiça de Santa Catarina, a mulher também foi condenada pelos crimes de estelionato e falsificação de documentos, após falsificar a identidade de uma mulher e contratar planos telefônicos. 

Fátima não foi a única detida pela Polícia Federal nessa etapa da ação. A terceira fase da Operação Lesa Pátria cumpre 11 mandados de prisão preventiva e 27 de busca e apreensão em cinco estados: Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e Santa Catarina, além do Distrito Federal.

De acordo com a PF, os fatos investigados pela operação, que será permanente, constituem os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

fatima de tubarao idosa bolsonarista fatima tubarao brasilia terrorismo brasilia Polícia Federal Alexandre de Moraes

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar