Com nova liderança na Câmara, base de Sarto tenta diálogo com oposição sobre a Taxa do Lixo
Nesta quinta, as isenções da tarifa foram discutidas e o projeto seguirá para as comissões temáticas
12:35 | Jan. 12, 2023
Com a nova liderança do governo do prefeito José Sarto (PDT) na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), a base aliada ao prefeito deu início, nesta quinta-feira, 12, a conversas com a oposição sobre as isenções da Taxa do Lixo na Capital.
A liderança do governo na Câmara terá a representação de Carlos Mesquita (PDT) e do vereador Didi Mangueira (PDT) na vice-liderança. Anteriormente, o líder do governo era o vereador Gardel Rolim (PDT), que assumiu a presidência da Casa, e o vice era Leo Couto (PSB), que deixou o cargo diante de pressões para que se colocasse favorável ao projeto da Taxa do Lixo.
Nesta quinta-feira, 12, as isenções da taxa foram discutidas e o projeto foi lido no Plenário. A proposta seguirá para as comissões temáticas.
Inicialmente, a isenção era voltada a 30% da população. Com falta de apoio na Câmara, a Prefeitura voltou atrás e ampliou o número de isenções para cerca de 70% das residências.
O projeto já foi aprovado em dezembro do ano passado, porém o prefeito José Sarto afirmou que só cobrará a tarifa após a aprovação das isenções. Dessa forma, os opositores na Câmara se articulam para que o projeto não seja aprovado.
Com a nova liderança na Câmara, integrantes da base aliada ao atual prefeito, favoráveis ao projeto, se reunirão com a oposição e tentarão diálogo para conseguir mais adesão ao texto e à aprovação das isenções.
Leia mais
-
Taxa do Lixo volta à Câmara nesta quinta; Prefeitura tenta convencer oposição a votar isenções
-
Taxa do Lixo: Élcio diz acreditar em consenso na Câmara para votação de isenções
-
Sarto diz que Taxa do Lixo não é ideológica: "Psol fez em Belém"
-
Fortaleza: Arrecadação prevista com Taxa do Lixo é de R$ 160 milhões
-
Sarto cita Lula e critica petistas por votação sobre Taxa do Lixo: "PT botou o povo pobre para pagar"