"Terroristas fizeram baderna e querem que prisão seja colônia de férias", diz Moraes
Ministro destacou que instituições não vão fraquejar ao punir os responsáveis pelos ataquesO ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes falou sobre os atos de vandalismo realizados em Brasília e garantiu a punição dos envolvidos nos crimes nas sedes dos Três Poderes.
O discurso do ministro foi realizado, nesta terça-feira, 10, durante a posse do diretor-geral da Polícia Federal Andrei Passos. Na fala, Moraes ainda afirmou que os envolvidos nos ataques antidemocráticos não são pessoas civilizadas e não devem achar que a prisão é uma colônia de férias.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
“Não achem esses terroristas, que até domingo fizeram baderna e crimes e agora reclamam que estão presos, querendo que a prisão seja uma colônia de férias, que as instituições irão fraquejar”, disse.
O ministro também considerou que os extremistas não são pessoas civilizadas e ressaltou que todos os envolvidos, incluindo articuladores e financiadores, serão punidos.
“Nós temos que combater firmemente o terrorismo. Temos que combater firmemente as pessoas antidemocráticas, pessoas que querem dar o golpe, pessoas que querem o regime de exceção. Não é possível conversar com essas pessoas de forma civilizada, elas não são civilizadas. Basta ver o que fizeram no Palácio do Planalto, no Congresso Nacional e com muito mais raiva e ódio no Supremo Tribunal Federal”.
Entre os atos de destruição realizados nos ataques, a porta do gabinete de Moraes chegou a ser arrancada pelos golpistas.
Ainda no domingo, Moraes determinou o afastamento do governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha (MDB) e a desmobilização dos acampamentos de bolsonaristas. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou a atuação do governo e da Polícia Militar no dia dos ataques e apontou negligência das forças de segurança para conter os criminosos.