Bolsonaristas declaram luto a falsa morte de idosa em acampamento
Foto utilizada em postagem falsa foi retirada de um banco de imagensBolsonaristas declararam luto pela suposta morte de uma idosa que teria sido mantida presa no acampamento em frente ao Quartel-General do Exército em Brasília. A informação é falsa e foi desmentida pela Polícia Federal.
A Polícia Federal informa que é falsa a informação de que uma mulher idosa teria morrido na data de hoje (9/1) nas dependências da Academia Nacional de Polícia.
— Polícia Federal (@policiafederal) January 10, 2023É + que streaming. É arte, cultura e história.
O boato circulou nas redes sociais e o conteúdo reúne uma foto de uma idosa, retirada de um banco de imagens, com a frase “Morre idosa”. Os extremistas chegaram a utilizar a foto para declarar luto pelo suposto óbito.
Nas postagens, bolsonaristas ainda adicionaram mais informações falsas, identificando a mulher como “Dona Carmem” e afirmando que ela teria morrido sem atendimento médico adequado.
A notícia também foi divulgada de maneira errônea pela deputada federal Bia Kicis (PL-DF) em discurso na Câmara dos Deputados. Pelo Twitter, a parlamentar se desculpou pelo equívoco.
Hoje da Tribuna,informei que recebi a notícia do falecimento de uma idosa sob custódia da PF mas que não havia confirmação do fato.Posteriormente anunciei a confirmação pela OAB.O Presidente da OAB/DF me alerta que a confirmação não partiu da OAB. Peço desculpas pelo equívoco.
— Bia Kicis (@Biakicis) January 10, 2023
Cerca de 1.200 pessoas foram detidas e levadas ao ginásio da Academia da PF, em Brasília, após desmobilização do acampamento no QG do Exército. A operação é realizada para averiguar possível ligação dos manifestantes com os atos de terrorismo realizados no último domingo, 8, nas sedes dos Três Poderes.