Elmano anuncia comandos das polícias e outros órgãos da segurança
Veja quem comandará os órgãos da segurança públicaO governador Elmano de Freitas (PT) anunciou os comandos dos órgãos da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Foram definidos os dirigentes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e outros cargos estratégicos da área. Confira:
Comandante geral da Polícia Militar: coronel Klênio Nascimento
É + que streaming. É arte, cultura e história.
No lugar do coronel Márcio Oliveira, assume a Polícia Militar o coronel Klênio Savyo Nascimento de Sousa, que já ocupava o cargo na hierarquia da corporação. O agente era Subchefe do Estado Maior Geral e diretor de Planejamento e Gestão Interna da PM. Ele ingressou na Polícia Militar do Ceará em 1992 e é bacharel em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar General Edgard Facó e em Direito pela Universidade Cruzeiro do Sul.
O coronel já tinha passado por funções como coordenador de setores operacionais e de gestão de pessoas e chegou a atuar no gabinete de ex-titular da secretaria.
Comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar: coronel Cláudio Barreto
O comando geral do CBMCE será do coronel Cláudio Barreto, que estava lotado na Casa Militar. Ele tem especialização em Gestão Estratégica de Políticas de Segurança Pública e em Administração Pública e Gestão de Ações Contra Sinistros, pela Universidade Estadual do Ceará (Uece).
No entanto, tinha visibilidade como coordenador de projetos sociais do Corpo de Bombeiros, como o Projeto Saúde Bombeiros e Sociedade (PSBS). Esse era o setor que organizou, durante a pandemia, transmissões ao vivo nas redes sociais com alongamentos, danças e outras atividades físico-ocupacionais de baixo impacto, para ser feito pelo público em casa.
Delegado Geral de Polícia Civil: Márcio Gutierrez
A polícia investigativa do Estado será coordenado pelo delegado Márcio Rodrigo Gutiérrez Rocha, que já era delegado geral adjunto. O novo titular é delegado da corporação desde 2009, sendo delegado titular nas delegacias municipais de Itapipoca e Itapajé.
Ele chefiou a Delegacia de Crimes Contra a Administração e Finanças Públicas, atual Delegacia de Combate à Corrupção. Em março de 2021, foi nomeado como Delegado Geral Adjunto da PC-CE, onde estava até o momento. Márcio Gutiérrez é graduado em Direito pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp) e pós-graduado em Direito Processual pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul).
Perito Geral da Perícia Forense (Pefoce): Júlio Torres
Único a ser reconduzido ao cargo, Júlio César Nogueira Torres é perito legista da Pefoce desde 2006, quando atuou na gestão da Coordenadoria de Análises Laboratoriais Forenses (Calf) e, anteriormente, supervisionou o Núcleo de Perícia em DNA Forense da Pefoce.
Júlio Torres possui experiência na área da Genética, com ênfase em Genética Forense e possui especialização em análises clínicas e graduação em Farmácia, ambas pela Universidade Federal do Ceará (UFC).
Diretor da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp): coronel Clauber de Paula
Vai comandar a direção da Academia, o coronel Clauber Wagner Vieira de Paula, que deixa o cargo de subcomandante geral da Polícia Militar. Desde 1992 na PM, foi promovido ao posto de coronel em julho de 2019.
Atuou na Academia de Polícia Militar General Edgard Facó e na Academia Estadual de Segurança Pública. Na Casa Militar do Governo do Ceará, exerceu as funções de Assessor Estratégico e Secretário Executivo. Exerceu o cargo de Assistente Militar do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE).
Superintendente de Pesquisa e Estratégia em Segurança Pública (Supesp): Nabupolasar Alves Feitosa
O titular do setor será Nabupolasar Alves Feitosa, doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atualmente, ele era professor adjunto da Universidade Estadual do Ceará (Uece), atuando no ensino de Língua e Literatura Inglesa.
O novo superintendente da Supesp tem formações em Inteligência pela Escola de Inteligência da Abin (Esint) e em Gerenciamento de Operações de Inteligência (Esin).
Secretários executivos da SSPDS: Cel. Márcio Oliveira, delegado Sérgio Pereira e Adriano de Assis
O coronel Márcio Oliveira será secretário executivo de Políticas de Direção Superior e já ocupava o cargo de comandante-geral da corporação. Márcio Oliveira está na Polícia Militar do Ceará desde 1992, e, segundo a PM, é fundador do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRAIO).
O novo secretário executivo de Políticas de Direção Superior será o delegado Sérgio Pereira, que atuava como delegado geral da Polícia Civil desde 2021. Antes, ocupou o cargo de delegado geral adjunto e também de chefe de gabinete da instituição.
Adriano de Assis Sales permanece como secretário Executivo de Planejamento e Gestão Interna, cargo que assumiu em 2017. Servidor da Polícia Federal, ele exerceu a chefia do Setor de Administração e Logística na Superintendência Regional do Departamento de Polícia Federal dos Estados de Tocantins e Alagoas.
Na véspera, Elmano havia informado que os nomes já estavam definidos. O governador disse que a orientação é de enfrentamento às facções criminosas e tomada dos territórios onde têm controle.