Célio Studart pede que Decon investigue preços abusivos de combustíveis em postos no Ceará
O deputado federal afirma que solicitou a fiscalização dos postos combustíveis do Ceará "a pedido de populares".O deputado federal Célio Studart (PSD) enviou um pedido de fiscalização dos postos de combustíveis do Ceará ao Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon-CE), nesta terça-feira, 3. Célio pediu que o programa investigasse os preços abusivos praticados nos postos cearenses.
No ofício enviado ao Decon, o deputado escreve que o requerimento veio de “a pedido de populares”. Segundo Célio, ele soube que alguns postos de combustíveis estariam cobrando preços elevados após ler notícias veiculadas na imprensa local e de publicações nas redes sociais.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
"Apesar da publicação no Diário Oficial da União da Medida Provisória nº 1157/2023 (que desonera impostos federais sobre os combustíveis), soube-se, por meio de notícias veiculadas na imprensa local e de publicações nas redes sociais, que, em tese, alguns postos de combustíveis estariam cobrando um preço excessivamente alto", destaca o ofício encaminhado pelo parlamentar.
O deputado citou o inciso 32 do artigo 5º, no qual impõe que o Estado deve defender os direitos dos consumidores brasileiros por meio de políticas públicas.
"Por fim, é impreterível registrar que o artigo 5º, XXXII da Constituição Federal assevera que o Estado (sentido amplo) tem a incumbência de proteger os direitos dos consumidores", complementa o parlamentar, concluiu.