No 2º dia como governador, Elmano vai a posse de ministros e inicia agenda no Ceará amanhã
O governador deixou o Estado algumas horas após ser empossado para acompanhar posse do presidente LulaO governador Elmano de Freitas (PT) dedicou o primeiro dia após a posse para participar de eventos do Governo Federal em Brasília. Nesta segunda-feira, 2, o petista acompanhou cinco cerimônias que empossaram ministros do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Entre os titulares estão:Camilo Santana (Educação), Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Fernando Haddad (Fazenda), Nísia Trindade (Saúde), Wellington Dias (Desenvolvimento Social) e Márcio Macêdo (Secretaria Geral da Presidência).
O governador deve voltar ao Estado em breve, para cumprir compromissos em Fortaleza a partir desta terça-feira, 3. A agenda oficial, no entanto, ainda não está fechada.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Elmano deixou o Ceará algumas horas após ser empossado como governador na manhã do domingo, 1°. O gestor assistiu de perto a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e descreveu o momento como um "momento histórico para o Brasil”.
O primeiro compromisso de hoje foi a posse de Camilo como ministro, ao qual compareceu ao lado da vice-governadora Jade Romero (MDB). Outros nomes cearenses também participaram da comitiva, como o senador Cid Gomes (PDT), o líder do governo Lula na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT), o líder do governo Camilo na Assembleia Legislativa (AL-CE), o deputado estadual Júlio César Filho (PT) e o vereador de Fortaleza, Leo Couto (PSB).
Diversos registros do evento foram compartilhados nas redes sociais do governador. “Um grande orgulho para o Ceará. Tenho a certeza de que Camilo levará a sua exitosa experiência na educação do nosso estado para o Brasil. Boa sorte e ótimo trabalho ao ministro Camilo Santana, à secretária executiva Izolda Cela, à presidente do FNDE Fernanda Pacobahyba e todos que farão o MEC”, escreveu.
Após a posse do novo titular do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, Elmano destacou o combate à fome, pauta referenciada nas campanhas petistas, tanto no Ceará quando no âmbito nacional. O governador ressaltou a proposta de ampliar políticas públicas como o Cartão Mais Infância e o Mais Nutrição."Assim como no Governo Lula, o combate à fome é uma das nossas principais prioridades. Desejo um excelente trabalho ao ministro à frene da pasta. No Ceará, vamos ampliar programas como o Cartão Mais Infância e o Mais Nutrição, que garantem segurança alimentar para milhares de cearenses", ressaltou.
Elmano também estive com as ministras da Igualdade Racial,Anielle Franco e do Meio Ambiente, Marina Silva (REDE). "Desejo a todas e todos que façam um excelente trabalho em favor da nossa gente", desejou o governador nas redes sociais.O governador compartilhou também imagens do encontro que teve com o vereador de Caucaia Weibe Tapeba (PT),nomeado como secretário especial da Saúde Indígena (Sesai). Ele é primeiro indígena a assumir a pasta e participará do processo de reformulação da secretaria, responsável por coordenar e executar a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas.
Primeiros atos
Os primeiros atos de Elmano como chefe do Executivo foram publicados nesta segunda no Diário Oficial do Estado (DOE). O petista nomeou oficialmente 18 secretários que irão compor a nova gestão do Governo do Ceará. Entre os nomes, novatos e secretários que serão reconduzidos ao cargo.
No entanto, outros 14 nomes, anunciados na posse do governador ainda aguardam que o Executivo envie a proposta de reforma administrativa para o Legislativo. O texto precisa ser avaliado pelos parlamentares, para que só então a equipe do primeiro escalão do Governo Elmano assuma o desenho pretendido pela gestão.
As titulares das secretarias de Mulheres, de Direitos Humanos e de Cidadania e Diversidade, por exemplo, só poderão assumir oficialmente depois que a atual Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) for oficialmente desmembrada. Por enquanto, a titular segue sendo Onélia Santana, que consta oficialmente no diário.
Estão ausentes da lista de nomeados aqueles nomes que atualmente ocupam cadeiras no Legislativo estadual e federal. Do PDT, estão Salmito Filho, anunciado como secretário do Desenvolvimento Econômico (SDE), Robério Monteiro, futuro secretário dos Recursos Hídricos (SRH) e Oriel Nunes Filho, a ser secretário da Pesca e Aquicultura (SPA). Enquanto do PT, está Moisés Braz, secretário do Desenvolvimento Agrário (SDA) e do PP, Zezinho Albuquerque, secretário das Cidades (Cidades);