Posse de Lula: quando será, horário e onde assistir ao vivo

Confira a programação e onde assistir à posse do presidente

16:35 | Dez. 31, 2022

Por: Agência Estado
Lula reassume a presidência do Brasil (foto: EVARISTO SA/AFP)

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) toma posse como presidente da República neste domingo, dia 1º de janeiro (01/01). Além da tradicional cerimônia de posse, que conta desfile de carro na Esplanada dos Ministérios e cerimônias no Palácio do Planalto, Congresso e Itamaraty, o futuro governo petista organiza um festival de música com 60 cantores simpáticos à futura gestão do PT. O evento também marcará a ida do ex-governador paulista e ex-tucano Geraldo Alckmin (PSB) para a Vice-Presidência.

Onde assistir:

Haverá opções na TV e na Internet para acompanhar a posse.

Pelo Youtube, O POVO transmite a cerimônia, com todos os detalhes das solenidades e reportagem direto de Brasília, entrevistas com personagens direto da capital federal e os bastidores da posse. Haverá análise de convidados, especialistas e jornalistas do O POVO. Assista abaixo:

A Band acompanhará a cerimônia de 13 às 18 horas, escalando Eduardo Oinegue e José Luiz Datena. Às 22:30 horas, a emissora exibirá uma edição especial do “Canal Livre” para repercussão da posse de Lula.

A CNN Brasil realizará uma cobertura especial a partir das 8 horas, no domingo, 1º de janeiro (01/01).

A TV Globo também terá cobertura ao vivo. O canal fechado Globonews terá transmissão ao vivo com comentaristas de toda a posse.

A Record TV realizará flashes ao vivo em determinados momentos da sua programação.

TV aberta

  • Globo
  • Band
  • SBT
  • Record

TV fechada

  • CNN
  • GloboNews 

A TV Brasil também terá cobertura especial. A partir de 10 horas, haverá flashes de hora em hora com os preparativos.

Às 13 horas, começa o programa especial que vai acompanhar ao vivo a cerimônia. Os apresentadores Roberto Camargo, Renata Corsini e o comentarista político e professor Ricardo Caldas, da Universidade de Brasília, estarão nos estúdios da emissora pública na capital federal.

Passagem da faixa presidencial

Como o presidente Jair Bolsonaro estará nos Estados Unidos, ainda não há uma definição sobre quem vai passar a faixa presidencial a Lula. Há a possibilidade que o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), por ser o chefe do Poder Legislativo, faça isso. Aliados do mineiro dizem que ele irá desempenhar o papel caso seja necessário, mas ainda não houve um martelo batido do PT sobre isso, que ainda avalia também fazer uma passagem simbólica da faixa com representantes da sociedade civil.

Roteiro da posse

13h45min às 14h30min - Chegada dos chefes de Estado e de Governo. Anexo 1 do Senado Federal.

13h30min às 14h30min - Chegada das autoridades e convidados. Salão Branco.

14h20min às 14h30min - Chegada do presidente e do vice-presidente da República eleitos na Catedral Metropolitana de Brasília.

14h30min - Saída do cortejo da Catedral Metropolitana rumo ao Congresso Nacional.

14h40min - Chegada do presidente e do vice-Presidente da República eleitos no Congresso Nacional com receptivo dos Presidentes do Congresso Nacional e da Câmara dos Deputados.

15 horas - Sessão Solene de Posse Presidencial: Abertura da Sessão Solene; execução do Hino Nacional; compromisso Constitucional; leitura e assinatura do termo de posse do presidente e do vice-presidente da República eleitos; pronunciamento do presidente da República; pronunciamento do presidente do Congresso Nacional; e encerramento da sessão solene.

15h50min - Deslocamento do presidente e do vice-presidente da República para a sala de audiências da presidência do Senado.

16 horas - Saída do presidente e do vice-presidente da República da sala de audiências da presidência do senado em direção à área externa do Palácio.

16h05min - Início da cerimônia externa de honras militares.

16h20min - Saída do presidente e do vice-presidente da República para o Palácio do Planalto.

Chefes de Estado estrangeiros

A posse contará com 65 chefes e vice-chefes de Estado. Já confirmaram presença para o evento de domingo os representantes da Alemanha, Portugal, Espanha, Peru, Timor Leste, Cabo Verde, Guiné Bissau, Colômbia, Uruguai, Equador, Angola, Bolívia, Chile, Paraguai, Guiana, Suriname, Honduras, México e Togo.