Avião da FAB vai para os Estados Unidos e aumenta rumor sobre viagem de Bolsonaro
A aeronave pousou em Orlando, na Flórida, cidade cotada como provável destino do presidente, que pode viajar antes da posse do presidente eleito Lula (PT)
12:22 | Dez. 28, 2022
Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou rumo a Orlando, na Flórida, na manhã desta quarta-feira, 28, e aumentou os rumores de que o presidente Jair Bolsonaro (PL) estará fora do país durante a virada do ano. A aeronave estaria sendo utilizada por uma equipe que, geralmente, viaja antes para inspecionar o destino do presidente da República em viagens oficiais.
A cidade norte-americana é cotada como um provável destino do presidente, que deve viajar antes da posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O voo é mais um indicativo de que Bolsonaro pode viajar e com isso não estará presente na cerimônia de posse de Lula. Caso seja confirmado, o presidente não passaria a faixa presidencial ao sucessor, como tradicionalmente ocorre
A aeronave da FAB partiu de Brasília, fez escala em Boa Vista (RR) e chegou a Orlando nesta manhã. Embora o governo não confirme a viagem, preparativos já estariam sendo feitos pela administração federal. Na última terça-feira, 27, Bolsonaro negou que viajaria nesta quarta-feira, no entanto não confirmou se pretendia ir em outra data para os EUA ou para outro país. A negativa foi dada em declaração à CNN Brasil.
Outro indicativo de que haverá viagem internacional de pessoas ligadas ao presidente é uma publicação do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 28, que determina a ida de uma sargento do Exército para Miami, também na Flórida e próximo a Orlando, para fazer a "segurança de familiar" do presidente.
De acordo com o jornal O Globo, a funcionária do GSI deve acompanhar a primeira-dama Michele Bolsonaro. É prática comum que militares realizem viagens precursoras para garantir que todos os preparativos sekam feitos para a chegada de autoridades.