Veja obras em homenagem a Bolsonaro que deixam acervo presidencial com fim do mandato
As estátuas e pinturas são presentes de artistas e apoiadores do presidente Bolsonaro
11:18 | Dez. 20, 2022
Com o mandato do presidente Jair Bolsonaro (PL) chegando ao fim, pinturas e estátuas em homenagem ao chefe do Executivo estão sendo retiradas do acervo dos Palácios da Alvorada e do Planalto. Desde a quinta-feira, 15, caminhões são vistos pela região para retirar os objetos da residência oficial, que voltará a ser ocupada pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, a partir de 1º de janeiro.
Entre o que já foi visto ser retirado, está uma escultura em madeira de uma moto, presente de um apoiador. Bolsonaro vinha expondo a moto no Palácio do Planalto com o escrito “Harley Mito”, desde março deste ano. O "cercadinho", espaço com grades criado por Bolsonaro para falar com seus apoiadores, começou a ser desmontado nesta sexta-feira.
Moto de madeira de Jair Bolsonaro (PL) é colocada dentro de caminhão de mudança, no Planalto do Planalto.
Um apoiador o presenteou com a escultura. Bolsonaro expôs a moto no Palácio do Planalto com o escrito “Harley Mito”,em março deste ano.
Créditos: @acarlabridi pic.twitter.com/jtxPmGGkFz
Bolsonaro também guardou diversos presentes de apoiadores também ao longo dos 27 anos de mandatos como deputado, que devem constar nas caixas das mudanças. O Uol entrou em contato com a secretaria da Presidência para saber sobre a mudança de Bolsonaro, mas não teve resposta até o momento.
Internautas também especulam que outros presentes também fariam parte do acervo de Bolsonaro. Um deles seria um quadro do bolsonarista Lucimary Billhardt, que fez uma representação do presidente. O objeto foi colocado ao fundo de uma live do presidente no Planalto em abril deste ano.
algumas das obras de arte que faziam parte do acervo do Planalto pic.twitter.com/BK1czeTFOm
— monica cecilia (@monicac32089680) December 17, 2022
Confira algumas obras em homenagem a Bolsonaro que devem ser retiradas
1. Uma estátua de madeira de Bolsonaro de madeira, levada de Mato Grosso do Sul a Brasília por um fã em 2021.
2. O quadro de Romero Britto que Bolsonaro e a primeira-dama Michelle ganharam do artista.
3. Quadro que reproduz Bolsonaro, Michelle e a filha Laura, entregue na saída do Palácio da Alvorada, quando o chefe do Executivo parou para conversar com os simpatizantes.
4. Uniforme do time de futebol D.C. United, com o nome de Bolsonaro, presente de Donald Trump, que consta no site da Presidência
5. Um mapa do Brasil composto por cartuchos de bala e estampado com seu rosto, feito pelo designer Camacho, que disse que as cápsulas foram fornecidas pelas Forças Armadas.