Diplomação de Elmano, Camilo e deputados eleitos acontece nesta sexta, 16
Governador, vice-governadora, senador, deputados federais e estaduais eleitos devem comparecer à solenidade
11:08 | Dez. 16, 2022
A diplomação dos candidatos eleitos nas últimas eleições ocorrerá nesta sexta-feira, 16, às 17h, no auditório do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE).
Receberão os diplomas os candidatos eleitos aos cargos de governador - Elmano de Freitas (PT), vice-governadora - Jade Romero (MDB) -, senador - Camilo Santana (PT), 46 deputados estaduais e 22 deputados federais.
Além da presença dos diplomandos eleitos, juntos a um acompanhante, os membros da Corte da Justiça Eleitoral e a imprensa credenciada estarão no local.
Apesar de também serem declarados diplomados durante a cerimônia, os candidatos suplentes não devem comparecer à solenidade, pois os diplomas com assinaturas eletrônicas serão disponibilizados pelo site do TRE-CE.
O que é diplomação?
A diplomação é o ato formal em que a Justiça Eleitoral atesta, pós eleição, que os candidatos foram efetivamente eleitos pela população, validando a futura posse do cargo.
Nessa cerimônia, são entregues os diplomas assinados pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ou da junta eleitoral.
Após a formalidade, o presidente da República e os governadores poderão tomar posse no dia 1º de janeiro de 2023. A cerimônia de posse do parlamentares eleitos ocorrerá no dia 1º de fevereiro.
Leia mais
-
Após diplomação, Lula e Alexandre de Moraes participam de festa na casa de Kakay
-
Saiba o que é diplomação do presidente da República
-
Lula defende democracia em discurso após diplomação
-
Ao lado de Camilo e Elmano, Izolda fala em "esperança para o povo" após diplomação de Lula
-
Lula chora e faz defesa da democracia em discurso durante diplomação