Site que "mostra o voto do eleitor" é falso e não tem vínculo com o TSE
TRE-CE diz que site para "consultar voto" não é vinculado com a Justiça Eleitoral e é ilegítimo.
16:29 | Dez. 13, 2022
Um site que diz “revelar em quem você votou” tem circulado na Internet desde o começo desta semana. A informação é falsa e até perigosa, pois o site pede que o CPF seja colocado para “consultar voto”, mas, o site não tem vínculo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) publicou um informativo sobre o site falso e pediu cuidado. “Nunca forneça dados pessoais a sites sem requisitos de segurança ou que não sejam oficiais”, escreveu.
Os apoiadores do atual presidente Jair Bolsonaro (PL) estavam utilizando a plataforma para “comprovar” fraude eleitoral nas eleições de 2022, quando Bolsonaro perdeu para o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Segundo o site ilegítimo, até o vereador do Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro (Republicanos) votou 13 nas urnas. A plataforma retorna informações com qualquer número inserido, mesmo sendo CPF inválido, o que já o deslegitima.
— VOZ DO POVO (@vozdopovobrazil) December 11, 2022“De acordo com a mensagem que circula nas redes sociais, para conhecer o voto de alguém, bastaria entrar na página, digitar o CPF e ver o voto. Na verdade, o que aparecia era um voto QUALQUER, já que a página não utiliza nenhum tipo de informação proveniente da Justiça Eleitoral”, escreveu o TRE-CE em publicação no Instagram.
O domínio era “vejaseuvoto.info” e já foi tirado do ar.
Leia mais
-
Alckmin sobre a transição: 'É a aliança mais participativa de todos os governos'
-
Bolsonaro tirou fotos com filho de indígena antes da prisão pela PF
-
Por que não há presos por atos de vandalismo em Brasília?
-
Secretaria diz que participantes em atos antidemocráticos serão responsabilizados
-
Quem é Serere Xavante, indígena cuja prisão motivou atos violentos em Brasília
-
Lula dará como 1ª ordem a comandantes das Forças acabar com atos em quartéis