Em plena Revolução Russa, seleção brasileira jogou com uniforme vermelho

A utilização da camisa na cor vermelha ocorreu durante a disputa do campeonato Sul-Americano, em 1917, por causa da impossibilidade de duas seleções utilizarem uniformes da mesma cor.

Com o clássico uniforme verde-amarelo da seleção brasileira e as opções secundárias sendo azul ou branco, fica difícil imaginar que, em algum momento, o time tenha jogado com outra cor. Porém, durante a Revolução Russa de 1917, na disputa do Sul-Americano, a cor das camisas era vermelha.

Isso ocorreu porque, no ano citado, o Brasil não utilizava ainda o tradicional amarelo nas camisas e, sim, o branco. Após o sorteio que definiu os confrontos, a seleção brasileira foi obrigada a improvisar um segundo uniforme para jogar contra a Argentina e o Chile, já que as equipes também atuavam de branco no torneio.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Dessa forma, a seleção foi obrigada a arranjar outra solução para poder disputar as partidas. Daí o surgimento da camisa vermelha, que foi utilizada em 1917, ano da revolução bolchevique na Rússia.

Além disso, um outro momento que a seleção brasileira utilizou a camisa vermelha foi em 1936, também pelo campeonato Sul-Americano. Na ocasião, atuou contra o Peru usando o tradicional uniforme vermelho do Independiente, da Argentina.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar