Bolsonaristas espalham mentira de que Lula teria morrido e sido substituído por um sósia
Informações falsas circulam em parte dos grupos de direita desde o fim das eleições
14:35 | Nov. 29, 2022
Os apoiadores do atual presidente Jair Bolsonaro (PL) compartilham em grupos bolsonaristas nas redes sociais a informação falsa de que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estaria morto e teria sido substituído por um sósia.
Desde a vitória de Lula, bolsonaristas criam e espalham teorias da conspiração sobre a suposta morte do presidente eleito. Com o recente diagnóstico de leucoplasia do petista e a realização de procedimento cirúrgico para o tratamento do caso, mais informações falsas circulam nas redes sociais.
A história ainda foi reforçada pelo médico Christiano Alvernaz (Republicanos), vice-prefeito de Angra dos Reis (RJ), que publicou um vídeo defendendo a teoria.
Em nota divulgada nesta segunda-feira, 28, o prefeito de Angra dos Reis, Fernando Jordão (PL), se manifestou sobre o vídeo e afirmou que fica constrangido em ver a cidade "envolvida numa denúncia sem pé nem cabeça". Com a repercussão negativa, o conteúdo foi apagado por Alvernaz.
De acordo com informações do Metrópoles, a assessoria de Lula considerou as informações que circulam os grupos de direita como mentira e bobagem, e reforçou que o presidente eleito está "vivo, bem, com nove dedos e em plena saúde após ter se recuperado de um procedimento feito semana passada".
"Lógico que isso é uma mentira e uma bobagem. Existe um sistema de disseminação de fake news do bolsonarismo, em especial a partir de áudios falsos no Telegram, que divulga todo o tipo de besteira com tom conspiratório".
Lula cumpre agenda em Brasília e, nesta segunda-feira, 28, se reuniu com o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin no Centro Cultural Banco do Brasil, sede da equipe de transição, para assistir ao jogo da seleção brasileira na Copa do Mundo.
Leia mais
-
Lula sinaliza quem deve ser o escolhido para Defesa e Mourão aprova
-
Entenda como os voluntários na equipe de transição de Lula conseguem manter jornada dupla
-
Lula e Alckmin comemoram juntos vitória do Brasil sobre a Suíça: "Rumo ao Hexa"
-
De Lula a Camilo, políticos comemoram vitória do Brasil contra a Suíça
-
Bolsonarista convoca atiradores para impedir posse de Lula em Brasília