Termina o prazo para partidos devolverem dinheiro que sobrou da campanha
O prazo para todos os candidatos e candidatas entregarem as prestações de contas finais de campanha também terminou sábado
10:39 | Nov. 21, 2022
Terminou no último sábado, 19, o prazo para que os partidos políticos devolvam aos cofres públicos os recursos do Fundo Eleitoral não utilizados nas campanhas deste ano.
Pela legislação eleitoral, devem ser devolvidos ao Tesouro Nacional todos os recursos recebidos e que não possam ser atribuídos a alguma despesa de campanha comprovável na prestação de conta eleitoral de cada legenda e candidatura.
O prazo para todos os candidatos e candidatas entregarem as prestações de contas finais de campanha também terminou sábado.
Despesa
No caso de recursos do Fundo Partidário, que também pôde ser aplicado nas campanhas, todo dinheiro transferido a candidatos e que não teve despesa comprovada, deve ser transferido paras as contas dos diretórios estaduais ou nacional de cada sigla. O mesmo acontece em relação a recursos provenientes de doações por pessoas físicas.
Segundo as estatísticas da Justiça Eleitoral, 81,35% dos recursos usados nas campanhas deste ano foram provenientes do Tesouro Nacional, o equivalente a mais de R$ 5,2 bilhões. Outro R$ 1,2 bilhão foi recebido por meio de doações privadas.
Leia mais
-
Gilmar nega habeas corpus coletivo para manifestantes em quartéis
-
Lula é internado para retirar lesão na laringe e tem alta
-
Protestos nos quartéis e tiros de guerra ganham caráter de vigília pró-Bolsonaro
-
PRF registra 22 interdições e dez bloqueios em estradas federais neste domingo
-
Comandante da 10ª Região Militar defende proteção de bolsonaristas contra "outros poderes"
-
Aliados de Bolsonaro montam "QG do golpe" em Brasília; Girão esteve no local
-
Bolsonaro reclama de demora para a posse de Lula e esvaziamento do poder