Professora Helena Martins, da UFC, é indicada para equipe de transição do governo Lula
A coordenação da transição vem anunciando aos poucos nomes de aliados e especialistas que vão integrar os grupos técnicos da equipe de transiçãoA professora e jornalista Helena Martins, do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Ceará (UFC), foi convidada para compor o núcleo de Comunicações na equipe de transição do governo Lula (PT). O nome dela aparece em uma publicação extra do Diário Oficial da União (DOU) da última sexta-feira, 11, e assinada pelo coordenador da equipe de transição e vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB).
Helena integrou o Observatório das Eleições e em sua biografia presente no portal consta que ela "é doutora em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB), com sanduíche no Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (Iseg). É editora da Revista Eptic. Coordenadora do Telas – Laboratório de Tecnologia e Políticas da Comunicação e integrante do Obscom / Cepos".
É + que streaming. É arte, cultura e história.
“Com muita consciência do enorme desafio, aceitei o convite de participar da transição governamental, integrando o grupo de Comunicação. Como pesquisadora, militante pelo direito à comunicação, mulher e nordestina, não faltam pautas coletivas para levarmos ao debate”, escreveu Martins em postagem nas redes sociais neste sábado, 12.
De acordo com o DOU, foram designados os seguintes integrantes para a Coordenação do Grupo Técnico de Comunicação do Gabinete de Transição Governamental: Alessandra Orofino, especialista em economia e direitos humanos; Cézar Santos Alvarez, ex-secretário-executivo do Ministério das Comunicações; Jorge Bittar, ex-deputado federal; Helena Martins, professora e Paulo Bernardo Silva, ex-ministro das Comunicações.
Com muita consciência do enorme desafio, aceitei o convite de participar da transição governamental, integrando o grupo de Comunicação. Como pesquisadora, militante pelo direito à comunicação, mulher e nordestina, não faltam pautas coletivas para levarmos ao debate.
— Helena Martins (@Helena_Martinsb) November 12, 2022
A coordenação da transição vem anunciando aos poucos nomes de aliados e especialistas que vão integrar os grupos técnicos da equipe. Lula e aliados têm dado declarações esclarecendo que os ministros do próximo governo não sairão obrigatoriamente dos nomes que estão sendo indicados para compor os grupos da transição. No entanto, é esperado que alguns dos futuros ministros já estejam participando das articulações. No total, são 31 núcleos temáticos compondo os trabalhos da transição.
Biografia
Helena é doutora em Comunicação Social pela Universidade de Brasília (UnB, 2018), com período sanduíche no Instituto Superior de Economia e Gestão (Iseg) da Universidade de Lisboa, financiado pelo Programa de Doutorado-sanduíche no Exterior (PDSE) da Capes. Atualmente, é professora do curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda da UFC e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFC.
É editora da Revista EPTIC. Coordenadora do Telas - Laboratório de Pesquisa em Políticas, Tecnologia e Economia da Comunicação. Pesquisadora do GT Economía política de la información, la comunicación y la cultura da Clacso e do grupo Comunicação, Economia Política e Sociedade (OBSCOM/CEPOS).
Possui mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Ceará (UFC, 2012) e graduação em Comunicação Social - Jornalismo (2009) pela mesma universidade. Associada à ULEPICC Brasil (União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura). Atua principalmente nos seguintes temas: Economia Política da Comunicação; políticas de comunicação; mudanças tecnológicas e sociedade; direitos humanos. Foi titular do Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH) na primeira gestão do órgão (2014-2016) e jornalista da Empresa Brasil de Comunicação (2012-2018).