Dayany do Capitão diz que foi eleita "para ser oposição", apesar de aceno do partido a Lula
Presidente do União Brasil, partido da deputada eleita, disse que não faria oposição a petista
16:06 | Nov. 10, 2022
O aceno de Luciano Bivar, dirigente nacional do União Brasil (UB), ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmando que não fará oposição a gestão do petista a partir de 2023 pode não ganhar adesão de todos os deputados da legenda. A deputada federal eleita Dayany Bittencourt (UB) indicou que será do bloco contrário ao político.
"Fui eleita deputada federal pelos cearenses para ser oposição. Vou seguir a minha coerência política na Câmara dos Deputados sendo uma oposição responsável e propositiva. Tudo o que for bom para o meu País, votarei a favor, atuando para fortalecer o debate, a fiscalização e a nossa democracia", disse em entrevista ao O POVO.
Dayany foi uma dos quatro deputados federais eleitos pela legenda no Ceará. Ela foi elevada ao posto após obter o voto de 54.526 cearenses. Além dela, Fernanda Pessoa, Moses Rodrigues e Danilo Forte também se elegeram pelo União Brasil.
A parlamentar é esposa de Capitão Wagner (UB) um dos líderes da oposição a Lula e ao PT no Estado. Em 2022, o político disputou o Palácio da Abolição, mas acabou sendo superado por Elmano de Freitas (PT) ainda no primeiro turno. O ex-candidato recebeu 1.649.213 sufrágios, o que representa 31,72% dos votantes.
Bivar acena com apoio a Lula
A fala de Dayane vem após aceno de Bivar ao presidente eleito. “Temos princípios econômicos diferentes, mas o que mais importa é o fortalecimento da democracia. Queremos dar governabilidade e sustentação ao presidente Lula e apoiaremos com o maior prazer seu governo. Não vamos ser oposição de jeito nenhum", disse o mandatário à Folha de S.Paulo.
O POVO apurou que uma reunião com o deputado reeleito Elmar Nascimento, líder do União Brasil na Câmara, será realizada para discutir a posição da sigla em relação ao novo governo. Ainda não há uma data definida para o encontro.
Leia mais
-
Bivar diz que União Brasil apoiará governo Lula "com o maior prazer"
-
Wagner brinca dizendo que vai virar motorista da Dayany
-
Além de Dayany Bittencourt, veja outras esposas de políticos cearenses que entraram para a política
-
Dayany do Capitão é eleita com a menor votação entre os deputados federais no Ceará